Agência Brasil: 35 Anos de Jornalismo Confiável e Gratuito Fortalecendo a Cidadania

Em um mundo inundado por notícias falsas, a Agência Brasil se destaca como um farol de informação confiável e gratuita. A disseminação de desinformação representa uma ameaça à autonomia individual, impactando a capacidade das pessoas de tomar decisões informadas e exercer seus direitos plenamente.

Professora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Marques, enfatiza a importância crucial do direito à informação verdadeira. “O direito à informação é um direito essencial, porque, com a informação verdadeira, as pessoas tomam decisões a partir de dados palpáveis”, afirma. A Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), completa 35 anos reafirmando seu compromisso com a informação de qualidade.

A credibilidade da Agência Brasil reside em seu compromisso com a veracidade e a imparcialidade. Como destaca Márcia Marques, “As pessoas usam a informação da Agência Brasil porque sabem que essa é uma informação de confiança”. Essa confiança é fundamental para garantir que informações precisas cheguem a todos.

A gratuidade da informação oferecida pela Agência Brasil é outro pilar fundamental de seu impacto social. Pequenos veículos de comunicação, blogs e rádios comunitárias, muitas vezes sem recursos para adquirir notícias de agências privadas, encontram na Agência Brasil uma fonte acessível e confiável.

De acordo com o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pedro Aguiar, a capilaridade da Agência Brasil é incomparável. “A capilaridade da Agência Brasil nenhuma agência privada consegue alcançar, pelo simples fato de que as agências privadas cobram por esse serviço”, explica. A Agência Brasil alcança desde os grandes centros urbanos até as mais remotas localidades do país.

Jornalista da Vital Comunicação, Aline Thomaz, ressalta o papel crucial da Agência Brasil na divulgação de informações de interesse público. “Sua credibilidade e abrangência fazem com que suas reportagens pautem a grande imprensa, que tanto reproduz o conteúdo em seus portais, como também repercute os temas abordados”, afirma. Essa abrangência é vital para amplificar o alcance de campanhas de saúde e outras iniciativas importantes.

Desde 2018, o portal de notícias Amazônia Press, de Manaus, utiliza o conteúdo da Agência Brasil como fonte essencial para sua cobertura regional. Francisco Araújo, proprietário do veículo, destaca o papel crucial da agência para levar informação de qualidade a todos os estados da Amazônia, minimizando a escassez de notícias na região.

Pedro Aguiar ressalta a importância da Agência Brasil na divulgação de notícias de interesse público, como campanhas de vacinação e informações sobre programas sociais. “Ela ajuda muito a difundir o noticiário de interesse público, de pautas de acessos a direitos sociais, de temas que, às vezes, a mídia comercial não cobre”, complementa.

A jornalista Cristiane Ribeiro, que acompanhou a criação da Agência Brasil em 1990, enfatiza o compromisso da agência em apresentar todos os lados das notícias. “As matérias têm o cuidado de mostrar sempre os dois lados ou três lados, enfim todos lados envolvidos. E a gente usa uma linguagem acessível aos leitores, mas que não é sensacionalista”, afirma.

Ao completar 35 anos, a Agência Brasil reafirma seu compromisso com a informação confiável, gratuita e de interesse público. Em um cenário midiático complexo e desafiador, a Agência Brasil continua a desempenhar um papel fundamental na construção de uma sociedade mais informada e engajada.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br

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