Tarcísio isenta Bolsonaro de envolvimento em atos golpistas em depoimento ao STF

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), prestou depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta-feira (30), no âmbito da investigação sobre os atos de 8 de janeiro de 2023. Em sua fala, o governador afirmou que nunca testemunhou, ou ouviu de Jair Bolsonaro, qualquer intenção de promover uma ruptura institucional ou golpe de Estado.

Tarcísio foi ouvido como testemunha de defesa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, que é investigado por suposto envolvimento nos atos que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. O depoimento de Tarcísio é considerado importante para a investigação em curso.

“Em nenhuma das visitas que fiz, em nenhuma conversa, ele jamais tocou nesse assunto, jamais mencionou qualquer tentativa de ruptura”, declarou Tarcísio ao STF. Ele descreveu um ex-presidente “triste e recolhido”, mais preocupado com o futuro do país do que com ações antidemocráticas. Segundo o governador, Bolsonaro lamentava a possibilidade de interrupção de reformas importantes.

Questionado diretamente sobre a possível ligação de Bolsonaro com os eventos de 8 de janeiro, Tarcísio foi enfático: “Não, nenhum [conhecimento de envolvimento]”. O governador, que foi ministro da Infraestrutura entre 2019 e 2022, relatou ter conhecido Bolsonaro durante o período de transição governamental em 2018.

As oitivas das testemunhas do chamado “núcleo 1” da investigação, que incluem o depoimento de Tarcísio, tiveram início em 19 de maio e devem ser concluídas na próxima segunda-feira (2). O governador solicitou ser ouvido na manhã de sexta-feira devido a compromissos de agenda, antecedendo os depoimentos das testemunhas de defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, agendados para a tarde.

Fonte: http://vistapatria.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *