O governador de Goiás e pré-candidato à presidência, Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), manifestou preocupação com o que considera excessos de poder do Legislativo. Durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na segunda-feira (9.jun.2025), Caiado questionou o modelo atual de relação entre os poderes. “Hoje você tem um parlamento movido a Pix? Isso não existe”, declarou.
Caiado defende um presidencialismo forte e criticou a crescente influência das emendas parlamentares impositivas. Ele propõe o retorno ao modelo anterior, onde o presidente teria maior controle sobre a destinação dos recursos orçamentários. “Se você não tem a verba discricionária do orçamento, você vai governar como?”, questionou o governador, ressaltando a importância da autonomia do Executivo.
O governador também criticou os julgamentos virtuais no Congresso e a necessidade de negociações para a liberação de emendas. Ele argumenta que as emendas devem servir para cumprir o plano de governo, e não para barganhas políticas que causem “constrangimento” ao presidente da República.
Sobre a possibilidade de convencer líderes do Congresso a abrir mão de recursos, Caiado defendeu o respeito à lógica constitucional. “Se quiserem mudar para o parlamentarismo, tudo bem, façam a consulta e pronto, acabou. Não existe a figura do presidente”, afirmou, ressaltando que no sistema presidencialista o chefe do Executivo deve ter poder decisório.
Fonte: http://www.poder360.com.br