PGR Pede ao STF para Interrogar Diplomatas sobre Ações de Eduardo Bolsonaro nos EUA

O Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet, formalizou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Polícia Federal (PF) seja autorizada a ouvir diplomatas brasileiros atuantes nos Estados Unidos. O objetivo é investigar as movimentações do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em solo americano.

O foco da investigação reside nas articulações de Eduardo Bolsonaro junto ao governo Trump, visando a aplicação de sanções contra o ministro Alexandre de Moraes. Recentemente, o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, indicou que essa possibilidade tem considerável probabilidade de se concretizar. As sanções, em tese, poderiam ser estendidas a outros ministros do STF e até mesmo ao próprio PGR.

De acordo com a solicitação de Gonet, o inquérito contra o parlamentar se justifica pela suposta intimidação a autoridades brasileiras. “Sugiro a oitiva de autoridades diplomáticas brasileiras nos EUA, que possam apresentar notícias sobre os fatos”, declarou o PGR no documento encaminhado ao STF. O ministro Alexandre de Moraes deve ser o relator do caso.

Além de solicitar a oitiva dos diplomatas, o PGR também requereu ao STF que Eduardo Bolsonaro tenha a oportunidade de prestar esclarecimentos sobre o caso. Gonet sugere que, dada a gravidade dos fatos e a urgência da situação, o deputado seja convidado a se manifestar por escrito em um prazo estipulado pela corte.

Gonet também solicitou que a PF notifique Eduardo Bolsonaro por meio de seus endereços eletrônicos, considerando que ele se encontra fora do Brasil, mas mantém contato constante através de meios eletrônicos. A PGR também avalia a possibilidade de ouvir o ex-presidente Jair Bolsonaro para obter mais informações sobre as ações de seu filho.

Fonte: http://revistaoeste.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *