Uma nova frente fria, impulsionada por intensas massas de ar polar, promete derrubar as temperaturas em diversas regiões do Brasil a partir desta terça-feira, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O choque entre massas de ar quente e frio deve inicialmente provocar tempo severo nos estados da Região Sul e em áreas entre o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso. A previsão é de queda brusca nas temperaturas, acompanhada de chuva em diversas localidades.
A intensa massa de ar frio, impulsionada por um anticiclone, avançará para latitudes mais baixas, atingindo até mesmo Rondônia, Acre e Amazonas. “Evidenciando, desta forma, o episódio de friagem mais intenso ocorrido este ano na Amazônia até então”, informou o Inmet.
O boletim do Inmet também aponta para a possibilidade de neve nas áreas das serras gaúcha e catarinense na próxima quinta-feira (29), devido à combinação de ar frio intenso e chuva. A expectativa é de temperaturas mínimas entre 3 e 5 graus Celsius no Sul do país, com previsão de geada ampla, inclusive em áreas do sul do Mato Grosso do Sul.
Além disso, na quinta-feira, há possibilidade de queda nas temperaturas em áreas de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro, ampliando o alcance da onda de frio e exigindo atenção redobrada em relação à saúde e segurança da população.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br