Olho Vivo já equipa 22 municípios paranaenses com 1.012 câmeras inteligentes

Programa do Governo do Paraná alcança 64,9% do total planejado na fase atual, com destaque para cidades do interior
Câmeras do programa Olho Vivo monitoram vias em municípios paranaenses — Foto: G
Câmeras do programa Olho Vivo monitoram vias em municípios paranaenses — Foto: G

O programa Olho Vivo instalou 1.012 câmeras inteligentes em 22 municípios do Paraná, correspondendo a 64,9% das 1.560 previstas para essa fase. A maior parte dos equipamentos foram distribuídos no interior, onde 536 das 614 câmeras planejadas já estão operacionais, com Guarapuava e Maringá próximas de 100% de cobertura.

Na Região Metropolitana de Curitiba e no litoral, nove cidades já finalizaram a instalação das câmeras, com exceção de Matinhos, que ultrapassou o número inicial de equipamentos. Curitiba e rodovias estratégicas ainda receberão os equipamentos restantes, que totalizam 550 unidades, e reforços pontuais em outras áreas já contempladas.

O sistema auxiliou na prisão de dois suspeitos de furtos em Foz do Iguaçu, no oeste, após identificação do veículo por meio de alertas baseados em placas e modelos. Cartões de crédito, celulares e dinheiro foram apreendidos durante a operação, que contou com a ajuda da inteligência artificial para localização em tempo real.

Durante o Verão Maior Paraná, as câmeras também contribuição para segurança de moradores, veranistas e resolução de crimes como localização de foragidos e recuperação de veículos roubados ou furtados.
Policiais de batalhões regionais passam por treinamentos para uso da plataforma ao longo do primeiro semestre deste ano.