O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou que uma nova massa de ar polar está a caminho do Brasil, provocando expectativa de queda nas temperaturas a partir de sexta-feira (26). O órgão esclareceu que não há previsão de um ciclone bomba para os próximos dias, apesar de rumores que circulavam nas redes sociais.
William Fialho, meteorologista do Inmet, afirmou que os modelos climáticos não indicam a formação desse fenômeno atmosférico. Ele destacou que a massa polar deve resultar em temperaturas significativamente mais baixas, sem a relação com um ciclone bomba, que não se confirma nas previsões.
A principal consequência dessa nova frente fria será a redução das temperaturas, com mínimas que podem atingir 0°C em algumas áreas. Para sexta-feira (26), há a expectativa de registros de até -1°C ou -2°C nas regiões serranas de Santa Catarina e Paraná. Durante o fim de semana, as mínimas devem gradualmente aumentar, com previsão de 3°C a 5°C no sábado (27) e entre 9°C e 12°C no domingo (28).
A massa de ar polar terá impacto mais significativo na Região Sul, mas também afetará partes do estado de São Paulo, do Rio de Janeiro e do sul de Minas Gerais. Em contrapartida, as regiões Norte, Nordeste e grande parte do Centro-Oeste não devem sentir mudanças significativas nas temperaturas.
O ciclone bomba é um sistema de baixa pressão que se intensifica rapidamente, resultando em ventos fortes e chuvas intensas. O Inmet reforça que esse fenômeno não está previsto para ocorrer no Brasil nos próximos dias, assegurando que a população deve acompanhar informações meteorológicas por canais oficiais para evitar a disseminação de notícias falsas sobre eventos climáticos extremos.