O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) assegurou que não pretende renunciar ao seu cargo na Câmara dos Deputados. A declaração foi feita em um vídeo publicado em seu canal no YouTube neste domingo, 20 de julho de 2025, em meio a questionamentos sobre seu prolongado período de ausência do país.
“Eu não vou fazer nenhum tipo de renúncia… Se eu quiser, eu consigo levar o meu mandato pelo menos até nos próximos 3 meses”, afirmou o parlamentar, indicando confiança em manter seu mandato por mais tempo, mesmo diante das possíveis consequências de suas faltas.
Eduardo Bolsonaro está licenciado do cargo há quatro meses, desde 18 de março, e tem estado nos Estados Unidos desde 27 de fevereiro. O período de licença remunerada já se encerrou, o que significa que suas ausências na Câmara agora serão contabilizadas.
De acordo com a Constituição, para manter o mandato, o deputado não pode faltar a mais de um terço das sessões após o término de sua licença. A situação levanta dúvidas sobre o futuro político de Eduardo Bolsonaro e a possibilidade de ele perder o cargo caso não retorne ao Brasil e compareça às sessões legislativas.
Além disso, declarações recentes de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, sugerem que Eduardo deveria permanecer nos Estados Unidos, mencionando um possível risco de prisão caso ele retorne ao Brasil. Essa conjuntura aumenta a incerteza sobre o futuro do mandato do deputado e suas próximas ações.
Fonte: http://www.poder360.com.br