O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está com uma nova modalidade que pode ser a chave para muitos estudantes realizarem o sonho do ensino superior. O Fies Social oferece cobertura integral das mensalidades para candidatos de baixa renda, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). As inscrições para o Fies Social estão abertas até o dia 18 de julho, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O processo é totalmente gratuito.
Para ser elegível ao financiamento do Fies Social, é necessário atender a alguns requisitos essenciais. Primeiramente, o candidato deve estar inscrito no CadÚnico. Além disso, a renda familiar per capita deve ser de até meio salário mínimo. Por fim, é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtendo no mínimo 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação.
A principal vantagem do Fies Social é, sem dúvida, o financiamento de 100% das mensalidades. Diferentemente de outras modalidades, não é necessário apresentar comprovante de renda, exceto em casos de divergência nos dados. O programa também reserva vagas para pessoas com deficiência (PCDs) e estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
Nesta edição do segundo semestre de 2025, o Fies Social disponibiliza um total de 74.500 vagas. Estas vagas estão distribuídas em mais de 18 mil cursos/turnos, oferecidos por 1.215 instituições privadas de ensino superior em todo o país. Para não perder essa oportunidade, é crucial ficar atento ao calendário. As inscrições se encerram em 18 de julho, com o resultado da chamada única previsto para 30 de julho. A lista de espera estará disponível de 5 de agosto a 19 de setembro.
Para se inscrever, acesse o site do programa através do link fornecido e faça login com sua conta gov.br. Preencha seus dados e escolha até três opções de curso/instituição. Finalize a inscrição e aguarde o resultado. Caso seja pré-selecionado, será necessário validar as informações na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição. Esteja preparado para comprovar as informações caso haja alguma divergência.
Fonte: http://massa.com.br