Relatório divulgado pelo governo Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) mostra progresso significativo na construção da travessia sobre a baía de Guaratuba, a ponte chegou a chegou a 65%. O destaque do mês foi o avanço na parte estaiada, que receberá torres de sustentação entre as pistas.
As fundações e pilares das torres principais já estão concluídos. No mês passado, foram finalizadas as estruturas de partida nos apoios 4 e 5.
Até agora, 54 estacas foram instaladas na baía – 20 no trecho suspenso e 34 no convencional. O projeto prevê 64 no total.
Na etapa de superestrutura, 105 vigas pré-fabricadas já foram produzidas, com 88 posicionadas. Dez das vinte lajes planejadas estão prontas.
O método construtivo utiliza elementos industrializados, acelerando o cronograma. As peças são moldadas externamente e montadas no local, eliminando processos tradicionais.
A previsão é que a obra melhore a mobilidade na região, conectando as margens com estrutura moderna. O relatório completo está disponível no site do governo estadual.
O traçado da Ponte de Guaratuba se desenvolve na rodovia PR-412 e toda sua extensão de 3,07 km faz parte do município de Guaratuba. Entretanto, a ponte na baía de Guaratuba, contemplada pelo traçado, possui acessos em suas duas extremidades, que para melhor entendimento, são denominados de acessos do lado Matinhos e lado de Guaratuba. O trecho de acesso a Guaratuba tem aproximadamente 940 metros de extensão. Já o trecho de acesso a Matinhos, possui extensão próxima a 880 metros.
Em junho, no lado de Guaratuba, tiveram continuidade os serviços de contenções, com a execução do solo grampeado, estaca raiz, tirantes e vigas de travamento, bem como a escavação para rebaixamento do morro. Já no lado de Matinhos, teve continuidade a drenagem, terraplenagem e pavimentação.
Fonte:Blog do Tupan