Copel vai aumentar a tarifa em mais de 20% –
A partir de quarta-feira (24), a Copel vai aumentar a tarifa em 20,51%, conforme autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Sistema FAEP repudia a medida, que ignora qualquer parâmetro de serviço oferecido pela concessionária, e já se mobiliza para tentar reverter a decisão. O assunto é o primeiro item do 10º circuito deliberativo público ordinário da diretoria da Aneel, no dia 23 de junho.
“O índice de reajuste que a Aneel está aprovando é ainda maior que a proposta inicial, que já era absurda, e acima da inflação de 2025 [de 4,26%]. Por isso e pelos frequentes apagões no meio rural, com prejuízos financeiros e comprometimento da produção, vamos trabalhar para reverter a decisão”, afirma o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.
O Sistema FAEP também vai oficiar o senador Sérgio Moro, para que busque, junto à Aneel, meios de reverter ou mitigar esse aumento abusivo.
“Discutimos isso em audiência pública em Curitiba, em abril, e em Brasília, em maio, apresentando dados que comprovam o descaso, por parte da Copel, com os produtores rurais do Paraná. Ou seja, está mais que comprovado que não podemos aceitar esse aumento sem cobrar qualidade no serviço”, comenta o dirigente do Sistema FAEP.
As cobranças por parte do Sistema FAEP e de outras entidades dos setores produtivos do Paraná por soluções para os problemas crônicos de fornecimento de energia elétrica no meio rural foram tema em duas audiências públicas recentes: em Curitiba, no dia 29 de abril, por organização da Aneel; e a segunda, na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, em Brasília, em 5 de maio, requisitada pelo senador Sergio Moro. Em ambas, o Sistema FAEP esteve presente e expôs as consequências da instabilidade e das quedas, além dos prejuízos para a produção agropecuária estadual.
Há anos, como lembra Meneguette, produtores rurais convivem com prejuízos milionários e perdas na produção devido às interrupções recorrentes no fornecimento de energia elétrica e oscilações na tensão da rede. Por outro lado, a Copel só vem registrando lucro bilionário: foram R$ 2,66 bilhões somente em 2025.
“Com essa lamentável situação de ineficiência no fornecimento de energia elétrica não podemos aceitar que o produtor rural passe a pagar ainda mais em sua conta por uma luz que não chega. Somos totalmente contra esse reajuste e repudiamos que a Aneel esteja, com isso, premiando o péssimo serviço da Copel”, conclui Meneguette.
Com informações de Assessoria de Imprensa.
Leia o resumo da notícia
– A partir de quarta-feira (24), a tarifa de energia elétrica da Copel terá aumento de 20,51%, após autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica. O reajuste ainda será discutido em reunião deliberativa da agência no dia 23 de junho.
– O Sistema FAEP critica o aumento, afirmando que o índice está acima da inflação e que ocorre em meio a problemas recorrentes no fornecimento de energia no meio rural, como apagões e oscilações que causam prejuízos à produção agropecuária no Paraná.
– A entidade também diz que vai buscar reverter a decisão, incluindo articulações com parlamentares, como o senador Sérgio Moro, e destaca que já levou as reclamações a audiências públicas em Curitiba e Brasília, apontando falta de qualidade no serviço prestado pela concessionária.
Fonte:A Rede PG