O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A nova data limite é 13 de junho, oferecendo mais tempo para os estudantes garantirem sua participação no principal vestibular do país. A decisão visa ampliar o acesso ao exame e facilitar o processo para os concluintes do ensino médio.
A prorrogação impacta também outras datas importantes do processo seletivo. O prazo para pagamento da taxa de inscrição foi estendido para 18 de junho, enquanto as solicitações de nome social e atendimento especializado também poderão ser feitas até o dia 13 de junho. As alterações visam dar mais fôlego aos candidatos para se organizarem.
Confira o novo cronograma do Enem 2025:
* Inscrição: até 13 de junho
* Pagamento da taxa: até 18 de junho
* Solicitação de nome social: até 13 de junho
* Atendimento especializado: até 13 de junho
O valor da taxa de inscrição permanece inalterado, e o pagamento deve ser feito por meio de boleto bancário, gerado no sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “A medida busca ampliar o acesso ao Enem e simplificar o processo para quem conclui o ensino médio em 2025”, informou o MEC em nota.
Vale lembrar que mesmo os participantes que obtiveram isenção da taxa em 2024 ou justificaram ausência precisam realizar a inscrição normalmente. Já os alunos do 3º ano do ensino médio em escolas públicas devem confirmar os dados pré-preenchidos na plataforma do Inep, garantindo assim sua participação no Enem 2025.
Fonte: http://massa.com.br