Flamengo e Corinthians no topo: o sobe e desce do ranking da CBF

Confederação Brasileira de Futebol divulga o Ranking Nacional de Clubes para a temporada 2026.
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo e Reprodução / @corinthiansFlamengo e Corinthia
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo e Reprodução / @corinthiansFlamengo e Corinthia

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o Ranking Nacional de Clubes (RNC) para a temporada 2026. O Flamengo segue na liderança pelo sexto ano consecutivo, com 16.314 pontos. O Corinthians foi o clube do topo que mais cresceu e assumiu a vice-liderança, com 14.930 pontos, após subir duas posições em relação ao ranking anterior.

O levantamento considera o desempenho dos clubes nas últimas cinco temporadas, com base em participações e resultados nas Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, além da Copa do Brasil. A CBF informou que a partir da próxima edição o sistema de pontuação do ranking será reformulado, em função do aumento do número de participantes da Copa do Brasil, que passará de 92 para 126 clubes.

O top 25 do Ranking Nacional de Clubes 2026 é liderado pelo Flamengo, seguido pelo Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG e São Paulo. Outros clubes que figuram no top 25 incluem Fluminense, Botafogo, Athletico-PR, Bahia, Vasco, Cruzeiro, Grêmio, Fortaleza, Internacional, Red Bull Bragantino, Santos, Juventude, Atlético-GO, América-MG, Vitória, Ceará, Cuiabá, Goiás, Coritiba, Sport.

Destaques positivos incluem o Cruzeiro, que subiu 11 posições, e o Vasco, que subiu 5 posições. Já os clubes que sofreram quedas incluem São Paulo, que caiu 3 posições, Fortaleza, que caiu 4 posições, e América-MG, que caiu 6 posições. Além disso, clubes que disputarão a Série A em 2026 aparecem fora do top 20 do RNC, reflexo do histórico das últimas temporadas.