Durante o julgamento sobre a tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (2.set.2025), o advogado Cezar Bittencourt, defensor do tenente-coronel Mauro Cid, protagonizou um momento inusitado ao iniciar sua sustentação oral com elogios aos ministros da 1ª Turma.
Bittencourt direcionou palavras gentis ao ministro Luiz Fux, afirmando que ele “é sempre simpático e atraente, como são os cariocas”. A observação despertou o bom humor do ministro Flávio Dino, que respondeu prontamente, em tom de brincadeira: “Não aceito nada menos que isso”.
Em resposta à observação de Dino, Bittencourt elevou o tom dos elogios, afirmando que o ministro “está acima disso e vem lá do Norte com a galhardia, com a elegância, com o tratamento, com a sabedoria, com o talento, tudo o que a gente precisa ser aqui”. A troca de gentilezas ocorreu em meio a um julgamento de grande importância para o cenário político nacional.
A 1ª Turma do STF está analisando o caso de Jair Bolsonaro e outros sete réus acusados de envolvimento na tentativa de golpe de Estado. O julgamento, que pode se estender até 12 de setembro, é composto pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cristiano Zanin (presidente da 1ª Turma), Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Além de Bolsonaro, também são réus Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto. A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa o núcleo principal da tentativa de golpe de praticar diversos crimes, com penas que podem variar de 12 a 43 anos de prisão para Bolsonaro, em caso de condenação.
Fonte: http://www.poder360.com.br