Considerado um dos grandes marqueteiros do Paraná, senão o maior, Marcelo Cattani é um dos finalistas da quarta edição do Prêmio Camp da Democracia, na categoria Melhor Campanha para Prefeito, com os materiais produzidos para a reeleição de Elizabeth Schmidt, em Ponta Grossa, na eleição de 2024.
A criação do paranaense disputa com projetos realizados para as candidaturas de Eduardo Paes, no Rio de Janeiro, e Ricardo Nunes, na capital paulista, entre outros. “Uma estratégia ousada assegurou o resultado positivo para a vovó Betinha. Estar entre os selecionados de abrangência nacional, ao lado de iniciativas do eixo Rio-São Paulo, com grandes estruturas, já é uma conquista”, comentou Marcelo Cattani.
O conceito que levou Marcelo Cattani à fase decisiva baseou-se no uso da palavra “verdade” como elemento central das ações. A gestora apresentava fatos e realizações concretas de sua administração, contrastando com alegações feitas pela oposição.
A abordagem incluiu um esforço para renovar a percepção pública da então prefeita, que conduziu o município no período da pandemia de Covid-19, carregando o desgaste inerente à crise sanitária.
As peças ainda rebatiam ataques de cunho preconceituoso, direcionados ao gênero e à idade da candidata, então com 73 anos.
A proposta comunicacional destacou uma mulher experiente e decidida, que já havia promovido transformações e se mostrava preparada para novos avanços.
Com essa metodologia, a campanha conseguiu reverter uma desvantagem inicial de 20 pontos percentuais nas pesquisas, garantindo um novo mandato com 53,72% dos votos válidos.
O candidato apoiado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) terminou em terceiro lugar, enquanto o postulante ligado ao presidente Lula (PT) ficou em quarto.
A premiação foi instituída para celebrar iniciativas e valorizar agentes que utilizam criatividade e técnica em projetos com impactos positivos na consolidação democrática.
Realizada bienalmente desde 2019, a edição atual, que analisa os pleitos de 2024, recebeu quase 600 inscrições. A cerimônia de entrega dos troféus ocorrerá no próximo dia 25 de agosto, em São Paulo.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Homem no futuro pode alcançar a imortalidade através da máquina
Será a última chance de Odair Hellmann no Athletico?
Coritiba pode ajudar o Athletico se vencer o Remo
IA será utilizada para identificar criminosos
Prisão era para ser drogas, mas era procurado por assassinato
Horóscopo de 23 de agosto de 2025
Óbitos de Curitiba em 22 de agosto de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan
Nova pesquisa mostra que Ratinho Junior deve eleger o sucessor
Ratinho Junior vai aos EUA receber prêmio por políticas para idosos
Eleição no Paraná indica 2º turno
Renato Freitas joga a toalha?
Candidatura de Sergio Moro está naufragando?
Com três décadas e meia de trajetória no mercado de marketing político, Marcelo Cattani foi secretário estadual de Comunicação do Paraná entre 2011 e 2015. Comandou esforços eleitorais vitoriosos de Beto Richa, Rafael Greca, Sérgio Moro e Alexandre Curi. No último ciclo, coordenou dez campanhas no estado, incluindo a de Elizabeth Schmidt, finalista do prêmio, e a de Cristina Graeml, em Curitiba.
Fonte:Blog do Tupan