São Paulo está sob alerta da Defesa Civil devido à combinação de um ciclone extratropical e um período de veranico. A Defesa Civil emitiu um aviso abrangente para todo o estado, alertando para ventos intensos e um aumento significativo das temperaturas.
Entre terça (19) e quarta-feira (20), a passagem de um ciclone extratropical, originado no Sul do país, intensificará os ventos em todas as regiões paulistas. Logo em seguida, uma massa de ar seco, combinada com um bloqueio atmosférico, dará início a um período de calor intenso e baixa umidade, caracterizado como veranico.
De acordo com a previsão, o veranico deve durar de três a cinco dias, elevando as temperaturas a níveis típicos do verão. Bauru pode registrar máximas de 33°C, enquanto São José do Rio Preto e Ribeirão Preto podem atingir 37°C. Na capital, a temperatura deve chegar a 31°C, cerca de 5°C acima da média para o período.
Os fortes ventos previstos podem causar quedas de árvores, galhos e destelhamentos, além de danificar a rede elétrica e espalhar incêndios em áreas de vegetação. No litoral, a previsão é de mar agitado, representando perigo para embarcações e estruturas próximas às praias. A Defesa Civil recomenda evitar áreas arborizadas, manter distância de cabos elétricos caídos e redobrar a atenção em áreas abertas e rodovias.
Diante do aumento do risco de incêndios florestais, a Defesa Civil reforça a importância de não usar fogo para limpeza de terrenos, evitar a queima de lixo e não descartar bitucas de cigarro em rodovias. Em caso de incêndio, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199). A Operação SP Sem Fogo se reuniu para alinhar estratégias de prevenção e resposta aos riscos.
Fonte: http://revistaoeste.com