Quatro atletas da delegação cubana que participava dos Jogos Pan-Americanos Juniores em Assunção, Paraguai, estão desaparecidos desde a última quarta-feira (13), gerando preocupação e acionando as autoridades locais. A Polícia Nacional do Paraguai já iniciou as buscas, enquanto as especulações sobre os motivos do desaparecimento aumentam.
O alerta foi dado pelo chefe da delegação cubana, que informou o sumiço dos atletas após um passeio turístico. Segundo o Ministro do Interior paraguaio, Enrique Riera, em entrevista à rádio ABC Cardinal, os jovens não retornaram aos seus respectivos hotéis após a atividade em grupo.
A principal linha de investigação aponta para uma possível deserção, com os atletas buscando permanecer no Paraguai. “Essa condição só será confirmada caso eles manifestem isso abertamente à Comissão Nacional de Apátridas e Refugiados”, ressaltou Riera, mantendo a cautela sobre as motivações dos esportistas.
Os atletas identificados como desaparecidos são Félix Puente Batista, Robert Landy Fernández e Keiler Ávila Núñez, todos remadores, e Suannet da Caridad Nápoles, jogadora de handebol. A Polícia Nacional paraguaia ativou os protocolos de busca e localização, intensificando os esforços para encontrar os esportistas.
Até o momento, não há informações oficiais sobre qualquer solicitação de refúgio político por parte dos atletas. As autoridades paraguaias seguem investigando o caso, buscando pistas que possam esclarecer o paradeiro e as intenções dos quatro jovens cubanos.
Fonte: http://www.conexaopolitica.com.br