Roraima Conectada: Lula Inaugura Linha de Transmissão e Abre Caminho para o Desenvolvimento Econômico

Roraima, até então o único estado brasileiro isolado do Sistema Interligado Nacional (SIN), agora está conectado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira, do início dos testes de energização da linha de transmissão que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR), marcando um novo capítulo para o estado.

A conexão ao SIN promete maior qualidade e segurança energética para a população de Roraima, com a redução das interrupções no fornecimento de energia. Durante evento em Brasília, Lula destacou que a interligação cria condições favoráveis para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado.

“Estamos devolvendo a Boa Vista a cidadania que merece”, afirmou Lula. O presidente ressaltou o potencial de Roraima para expandir o comércio exterior com países como Suriname, Guiana, Trinidad e Tobago e outras nações do Caribe. Segundo Lula, o estado poderá ter até três vezes mais energia do que consome atualmente, abrindo portas para novos investimentos.

A nova infraestrutura energética substituirá o antigo modelo de abastecimento, que dependia de usinas termelétricas movidas a combustíveis fósseis. Essa mudança trará uma economia anual superior a R$ 600 milhões, valor custeado pela Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) e pago pelos consumidores na tarifa de energia elétrica.

Além da economia, a interligação de Roraima ao SIN também representa um avanço ambiental significativo. A redução do consumo de combustíveis fósseis contribuirá para diminuir a emissão de gases de efeito estufa em mais de 1 milhão de toneladas de gás carbônico por ano, com o desligamento das usinas termelétricas da região.

O projeto, que envolveu investimentos de R$ 2,6 bilhões, compreende 724 quilômetros de linhas de transmissão e três subestações. A linha Manaus-Boa Vista foi licitada em 2011, mas enfrentou atrasos devido a questões ambientais e contratuais. A obra, iniciada em 2021 sob responsabilidade da concessionária Transnorte Energia, finalmente se concretizou.

Durante o evento, Lula defendeu a integração eletroenergética de toda a América do Sul, enaltecendo a capacidade do Brasil em solucionar seus desafios. “O que a gente está demonstrando aqui é que o Brasil não deve nada a ninguém em se tratando de competência, resiliência e capacidade”, disse.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que projetos de interligação com outros países sul-americanos estão em andamento, incluindo a retomada da conexão com a Hidrelétrica de Guri, na Venezuela. Segundo Silveira, a linha Manaus-Boa Vista permitirá o escoamento de energia em ambos os sentidos, inclusive de futuras usinas hidrelétricas em Roraima para o SIN.

De acordo com o ministro, a nova linha tem capacidade de transmitir 1 gigawatt, e pode futuramente trazer 750 megawatts da Venezuela, tornando a energia mais barata para o consumidor. “Hoje ela vai ser utilizada só como 250 megawatts, mas ela pode trazer para o resto do Brasil 750 megawatts de uma energia muito mais barata do que o consumidor paga hoje que é energia de [usinas] térmicas a óleo”, completou Silveira.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *