A tecnologia em blindagem automotiva avança para oferecer maior proteção com menor impacto no desempenho dos veículos. A terceira geração de blindagem, que prioriza o uso de fibra aramida, foi tema de discussão no programa Oeste Negócios, com a participação de Alfredo Capopizza, fundador da 1021 Blindagens. O especialista detalhou as vantagens dessa nova abordagem, que equilibra segurança e dirigibilidade.
A principal inovação reside na substituição do aço por aramida, uma fibra sintética de alta resistência e baixo peso. Capopizza explicou a evolução das blindagens: “A primeira geração trabalhava com aço integralmente. A segunda misturava manta e aço. A terceira utiliza mais aramida e produtos unidirecionais de ponta. Um sedã, que antes recebia 400 quilos de blindagem, hoje pode ter apenas 140”.
Essa redução de peso traz benefícios notáveis na experiência de condução. “Antigamente, havia problemas de centro de gravidade e frenagem”, relatou Capopizza. “Hoje, com duas pessoas no carro, o impacto é praticamente neutro. A frenagem é muito similar, e as curvas são realizadas de forma linear, sem grandes perdas de performance”.
Enquanto o aço ainda é utilizado por algumas empresas, as blindadoras que investem em tecnologia de ponta optam por materiais mais avançados. Nas palavras do empresário: “Até hoje se usa muito o aço, mas as blindadoras de ponta não usam mais. Elas estão nessa tecnologia unidirecional e também com um material chamado *ultrapoly*. Quem tem tecnologia não usa mais o aço.”
O mercado de blindagem automotiva no Brasil tem demonstrado um crescimento expressivo. De acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), 34 mil veículos foram blindados em 2024, com São Paulo concentrando a maior parte dos serviços (quase 29 mil). Rio de Janeiro e Ceará também se destacam, com 2,6 mil e quase mil blindagens, respectivamente.
“Quem faz a primeira blindagem dificilmente abre mão dessa segurança, estendendo a proteção a outros carros da família”, afirma Marcelo Silva, presidente da Abrablin. Esse fator, aliado à descentralização do serviço, impulsiona o crescimento constante da frota blindada no país. As marcas Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD lideram o ranking de veículos blindados no último ano.
Fonte: http://revistaoeste.com