Túnel Santos-Guarujá: Leilão Histórico Marca Avanço na Mobilidade da Baixada Santista com Investimento de R$6,8 Bilhões

Um marco histórico para a mobilidade na Baixada Santista foi alcançado nesta sexta-feira, 5, com a realização do leilão do Túnel Santos-Guarujá na sede da B3. A empresa Mota-Engil Latam Portugal sagrou-se vencedora, garantindo a concessão para a construção de um dos projetos de infraestrutura mais aguardados do país. O leilão representa um passo crucial para modernizar a ligação entre as duas cidades.

O certame atraiu o interesse de grandes empresas do setor, com a Mota-Engil Latam Portugal apresentando uma proposta de desconto de 0,5% sobre a contraprestação pública anual, fixada em R$ 438,3 milhões. A espanhola Acciona também participou da disputa, demonstrando a relevância do projeto para o mercado. O governador Tarcísio de Freitas classificou o dia como histórico para o estado.

“São 100 anos de espera, que está terminando agora”, celebrou o governador Tarcísio de Freitas. Ele destacou o esforço conjunto de diversas pessoas para tornar o projeto realidade e enfatizou que a obra representa o futuro da Baixada Santista, do Estado de São Paulo e do Brasil. A expectativa é que o túnel impulsione o desenvolvimento econômico e social da região.

Com um investimento total estimado em R$ 6,8 bilhões, o projeto será desenvolvido no modelo de Parceria Público-Privada (PPP) patrocinada, com concessão de 30 anos. O aporte público máximo previsto é de R$ 5,1 bilhões, dividido igualmente entre o Governo do Estado de São Paulo e a União, cada um contribuindo com R$ 2,5 bilhões. Essa colaboração entre os entes federativos demonstra o compromisso com a modernização da infraestrutura nacional.

O túnel, com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, utilizará a técnica de módulos de concreto pré-moldados, já consagrada na Europa e Ásia. A estrutura contará com três faixas por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de passagem para pedestres, ciclistas e uma galeria de serviços. O projeto representa uma solução de engenharia moderna e inovadora.

O secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, ressaltou que o leilão é um marco histórico para São Paulo e para o Brasil. “Estamos trazendo uma solução de engenharia moderna, com segurança jurídica e sustentabilidade, que vai encurtar distâncias, gerar empregos e transformar a mobilidade da Baixada Santista”, afirmou. A obra promete gerar um impacto significativo na qualidade de vida da população.

Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas, com tempo de travessia de cerca de 18 minutos, sujeito a filas e variações. Por via terrestre, o percurso pode levar até 1 hora. Com o túnel, o tempo de deslocamento será drasticamente reduzido para aproximadamente cinco minutos, beneficiando mais de 2 milhões de habitantes da Baixada Santista e trabalhadores que transitam diariamente entre as cidades.

A escolha pelo túnel imerso se deu após análise técnica criteriosa, que descartou alternativas como ponte ou túnel escavado devido a restrições da Base Aérea de Santos, tráfego intenso de navios e características do solo. O contrato prevê uma tarifa de referência de R$ 6,15 por sentido para veículos, valor similar ao da balsa, com isenção para pedestres e ciclistas, garantindo o acesso inclusivo à travessia.

Fonte: http://revistaoeste.com

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