Uma vasta operação policial deflagrada pela Polícia Civil do Paraná (PC-PR) desarticulou uma quadrilha especializada em lavagem de dinheiro e aplicação de golpes eletrônicos em diversos estados brasileiros. A ação, realizada nesta quarta-feira (3), mobilizou mais de 500 policiais e cumpriu quase 200 mandados judiciais.
A investigação, que se estendeu por dois anos, revelou que os criminosos acessavam contas bancárias ilegalmente e transferiam os valores para diversas contas, numa tentativa de ocultar o rastro do dinheiro. Estima-se que o grupo tenha causado um prejuízo de pelo menos R$ 5,4 milhões às vítimas, majoritariamente no Paraná, especialmente em Curitiba.
A megaoperação resultou no cumprimento de 57 mandados de prisão e 132 de busca e apreensão em nove unidades federativas, incluindo o Distrito Federal. Até o momento, foram confirmadas 27 prisões, entre elas, os supostos líderes da organização criminosa, detidos em São Paulo.
Os mandados foram cumpridos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Pará, Tocantins e Maranhão, demonstrando a abrangência da atuação do grupo. A polícia continua a investigar o caso para identificar outros possíveis envolvidos e recuperar os valores desviados.
“A operação foi possível após o mapeamento detalhado da organização, a identificação de líderes e o rastreamento das transações ilícitas”, destacou o delegado Emmanoel David, ressaltando a complexidade da investigação. As autoridades seguem empenhadas em levar todos os responsáveis à justiça e garantir a reparação dos danos causados às vítimas.
Fonte: http://massa.com.br