Em encontro promovido pela Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ), o deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), defendeu a construção coletiva do Código do Empreendedor e confirmou um roteiro de escutas pelo Estado para ouvir entidades de representação, empresários e gestores públicos.
Curi explicou que a proposta é desburocratizar e agilizar processos, além de oferecer mais segurança jurídica ao setor produtivo. “É fundamental a participação empresarial neste Código. Nossa meta é aprovar o texto ainda este ano, revogando leis ultrapassadas e simplificando a vida de quem investe e gera empregos no Paraná”, afirmou. “Hoje, você abre empresa em poucas horas, mas ainda há um cipoal de normas, muitas defasadas, que atrapalham o dia a dia de quem quer trabalhar”.
Ao lado do vice-governador Darci Piana, Alexandre Curi destacou o ambiente de cooperação entre governo do Estado, Alep e municípios. “Onde há paz e harmonia, há prosperidade. Enquanto Brasília briga, o Paraná trabalha unido. É isso que explica nossos resultados: crescimento econômico acima da média nacional, indústria em alta, pleno emprego, melhor educação e o estado mais sustentável do Brasil”, disse.
O parlamentar também defendeu mais parcerias práticas com a iniciativa privada, lembrando o decreto estadual que permite a doação de projetos de engenharia para obras de infraestrutura. “Isso tirou muitas obras do papel. O Estado tem condições de investir, mas às vezes esbarra no tempo de contratar um projeto executivo. Com credibilidade e diálogo, tudo anda mais rápido e todos ganham”.
O deputado colocou a Assembleia Legislativa à disposição das entidades empresariais e convidou os empresários a participar da vida pública. “Participem com sugestões e propostas. Nosso papel é abrir caminhos”, disse Curi. Ele também pontuou a participação do legislativo em agendas de impacto, em parceira com o Governo do Estado. “Somos a única Assembleia do Brasil que devolve recursos aos cofres públicos e 100% do valor é aplicado nos municípios”.
Durante a tarde, Curi representou a Alep na conferência estadual que vai elaborar o plano decenal das políticas públicas de esporte no Paraná, de 2026 até 2035. O encontro realizado em Foz do Iguaçu, reúne mais de 1.000 gestores municipais, atletas, paratletas, profissionais da educação física, representantes de conselhos e entidades esportivas. A iniciativa vai debater desde infraestruturas até a formação esportiva de alto rendimento.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Templo satânico é descoberto em São José dos Pinhais
Governo lança Asfaltômetro para população acompanhar obras
Paranaense é campeão mundial de surfe
Audiência pública define obras no Centro de Curitiba
Óbitos de Curitiba em 2 de setembro de 2025
Festival da Palavra esqueceu de Rui Werneck Cipriano
Londrina começa a semifinal fora de casa
Horóscopo Chinês de três de agosto de 2025
Ex-secretário é preso por assalto em três estados brasileiros
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:
Alexandre Curi lidera levantamento divulgado pela Paraná Pesquisa
Governo libera R$ 580 milhões para região de Ponta Grossa
Redução do valor do IPVA foi aprovado na Alep
Goura pode estar procurando novo partido
Requião Filho conseguirá se viabilizar candidato ao governo?
Rede e Psol buscam alternativas a Professora Angela
Câmara de Curitiba já pode aumentar número de vereadores
Vereador de Curitiba muda de nome
Fonte:Blog do Tupan