O plano de recuperação para a Orla Histórica de Guaratuba foi divulgado pelo Executivo estadual à administração municipal, durante encontro na capital. A intervenção, orçada em cerca de R$ 24 milhões, tem elaboração do Serviço Social Autônomo Paraná Projetos. A próxima etapa consiste no procedimento de chamamento público e formalização pelo Instituto Água e Terra (IAT).
A modalidade de contratação será a de empreitada integral, na qual a vencedora da concorrência ficará obrigada a desenvolver a documentação técnica e realizar os serviços. Por se tratar desse modelo, os custos detalhados por etapa somente serão divulgados após a apresentação das ofertas pelos participantes.
A expectativa é que a execução tenha início ainda neste período, com previsão total de doze meses. A implementação ocorrerá em duas fases, evitando assim prejuízos aos estabelecimentos locais no período de maior movimento, com conclusão programada para 2026.
“A revitalização da Orla Histórica, no entorno da Praça dos Namorados, é um projeto estratégico que vai valorizar ainda mais Guaratuba e o nosso Litoral. Com essa obra, estamos garantindo um espaço moderno de lazer, turismo e convivência, dentro de um conjunto maior de investimentos que o Governo do Estado tem realizado para transformar a região”, afirmou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia.
A entrega marca mais um avanço do projeto, cujas obras de melhoria da área, de aproximadamente 10,8 mil metros quadrados, devem começar ainda neste ano. Em junho, o Instituto Água e Terra (IAT) emitiu a Licença Ambiental Prévia (LP) da obra, o que permite, entre outras atividades, o início do processo licitatório. O órgão estadual, que é subordinado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), também será o responsável pela contratação da empresa responsável pelas obras via licitação.
Presente no encontro, o secretário estadual das Cidades, Guto Silva – o projeto foi iniciado quando ele era secretário do Planejamento – enfatizou o volume recorde de investimentos que estão sendo aplicados no Litoral do Estado. “A revitalização da Orla Histórica vai transformá-la em um verdadeiro cartão-postal do Litoral, de frente para a Baía de Guaratuba. Este é mais um investimento dentro de um grande pacote que já passa de R$ 2 bilhões e que reposiciona o nosso Litoral, com infraestrutura moderna para atrair turistas, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida de quem vive na região”, disse.
Um dos elementos que mais chama a atenção é a construção de um amplo deck de madeira que se estende por toda a faixa da Orla Histórica, o que deverá facilitar a circulação de pedestres pela região. Ele também tornará a integração da Praça dos Namorados e adjacências com os trapiches mais orgânica e harmônica.
Tanto a área da praça como o deck contarão com novos bancos e espreguiçadeiras, além de novos elementos paisagísticos, servindo também como um grande espaço de convivência e lazer. A região já é tradicionalmente conhecida como local de contemplação do pôr do sol na Baía de Guaratuba, algo que deve ser fortalecido ainda mais após a conclusão da obra.
A nova pavimentação da praça e entorno, incluindo a Rua Coronel Afonso B. de Souza, a Travessa Juvêncio Unho e a via Marechal Hermes será feita com pavers. O sistema possui alta capacidade de drenagem da água da chuva e fácil manutenção. As vagas de estacionamento público do espaço adjacente também serão demarcadas.
As ruas contarão com elementos de acessibilidade, como rampas para facilitar o acesso de cadeirantes e outras pessoas com mobilidade reduzida, e piso tátil para orientação de deficientes visuais.
Na Avenida 29 de Abril, a proposta inclui a criação de uma praça de convívio com elementos paisagísticos, mobiliário urbano moderno e novo sistema de iluminação. Já na área ao lado do Terminal Turístico Pesqueiro, está prevista a implementação de uma área de lazer com opções recreativas, sendo a principal delas uma fonte de águas dançantes, ideal para a realização de espetáculos noturnos.
De acordo com o prefeito de Guaratuba, Mauricio Lense, a cidade vem passando por um momento de grande desenvolvimento graças aos investimentos que o Governo do Estado tem aportado. “A revitalização da Praça dos Namorados, na Orla Antiga, será muito importante pelo aspecto turístico. Ali é um ponto lindo de observação do pôr do sol, e ficará ainda mais bonito com essa obra. Estamos muito felizes de receber o projeto para dar início aos trabalhos nessa região, assim como em outros projetos e obras que estão em andamento”, declarou.
O Governo do Estado também está desenvolvendo um amplo projeto de revitalização das praias Central, Caieiras e da Prainha, que estão em fase de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental. A exemplo do que aconteceu em Matinhos, as três praias deverão ser beneficiadas com obras de engorda da faixa de areia, totalizando cerca de 4,7 quilômetros de extensão, além de novos calçamentos com ciclovia, pistas de corrida, caminhada e paisagismo.
O projeto envolve, ainda, melhorias nos sistemas de drenagem para mitigar efeitos de alagamentos, e a construção de novos guias de corrente, espigões e headlands. Estas estruturas marítimas têm como funções principais aumentar a capacidade de vazão de água da chuva para o mar, melhorar a balneabilidade das praias e evitar a erosão da areia.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Athletico quer lavar a alma contra o Corinthians
Plenário conclui tramitação do novo Código de Ética da Alep
Horóscopo Chinês de 27 de agosto de 2025
Qual o momento ideal para se pesar?
Municípios do Paraná recebem verba para melhorias de infraestrutura
Noias tentaram acabar com a internet do Centro de Curitiba
Cachorro arranca pedaço de braço de idosa
Óbitos de Curitiba em 26 de agosto de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan
Sergio Moro traz crise ao Progressistas do Paraná
Deputados da UP torcem o nariz para Sergio Moro
Solidariedade Mulher busca líderes para 2026
Assembleia nos Bairros chega amanhã em Santa Felicidade
Carlos Lupi vem a Curitiba para receber Requião Filho
Governo Lula atrasa repasses à Educação Integral
Fonte:Blog do Tupan