Combate à Fome: Custo da Inação Supera o da Solução, Alerta Pacto Contra a Fome

O Brasil não pode se dar ao luxo de acreditar que a luta contra a insegurança alimentar está vencida. O alerta foi feito por Geyze Diniz, cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, durante o lançamento de uma agenda legislativa no Congresso Nacional. A especialista destacou que o desperdício de alimentos no país atinge níveis alarmantes, com um terço da produção indo para o lixo.

“O custo que a fome gera é maior que o custo de acabar com ela”, afirmou Diniz, ressaltando a urgência de ações efetivas. O evento de lançamento da agenda legislativa, presidido pelo deputado Hugo Motta, foi promovido pelo Pacto Contra a Fome, um movimento suprapartidário que busca soluções para o problema da fome no Brasil.

Ainda segundo a ONU, 7,1 milhões de brasileiros enfrentam insegurança alimentar grave, enquanto outros 28,5 milhões vivem em situação de insegurança alimentar severa ou moderada. “Um paradoxo em um país que é um dos maiores produtores de alimentos do mundo”, lamentou Geyze Diniz, enfatizando a necessidade de políticas públicas e ações coordenadas para reverter esse cenário.

A agenda legislativa apresentada pelo Pacto Contra a Fome inclui sete projetos de lei, cinco na Câmara dos Deputados e dois no Senado Federal. As propostas visam desde o combate ao desperdício de alimentos até o fortalecimento da agricultura familiar e a criação de um sistema nacional de segurança alimentar e nutricional.

O Pacto Contra a Fome, que conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, atua na articulação de diferentes setores da sociedade para encontrar soluções duradouras para a fome e a insegurança alimentar. A iniciativa busca sistematizar e replicar boas práticas, como a atuação de bancos de alimentos, para reduzir as perdas e o desperdício ao longo da cadeia produtiva.

Fonte: http://www.poder360.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *