Aprovação quase unânime: Datafolha revela apoio massivo à prova para médicos recém-formados

Uma pesquisa recente do Instituto Datafolha, divulgada nesta quarta-feira, 27, demonstra um apoio esmagador da população brasileira à implementação de uma prova obrigatória para médicos recém-formados. O levantamento aponta que 96% dos entrevistados concordam com a necessidade de uma avaliação para garantir a qualidade dos profissionais antes de iniciarem suas atividades.

O tema ganha força no Congresso Nacional, onde projetos de lei propõem a criação do Exame Nacional de Proficiência em Medicina. A aprovação nesses projetos é vista como crucial para que a autorização para o exercício da profissão dependa da aprovação no exame, atualmente em discussão nas Casas do Poder Legislativo.

A pesquisa Datafolha também detalhou o apoio regional à medida, com Goiás liderando com 98% de aprovação e o Acre registrando o menor índice, embora ainda expressivo, de 92%. Além disso, 98% dos entrevistados defendem que a prova seja aplicada a todos os formandos, independentemente de onde estudaram.

Os resultados revelam ainda que a grande maioria da população (92%) acredita que a adoção do exame aumentaria a confiança no atendimento médico. Segundo o presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran Gallo, o resultado da pesquisa reflete o posicionamento da maioria dos médicos e reforça a importância da medida. “A aprovação da medida no Congresso Nacional é fundamental para elevar o padrão educacional”, afirmou.

Atualmente, o Brasil possui 448 escolas de medicina, um número que dobrou na última década, e há cerca de 300 pedidos de abertura de novos cursos no Ministério da Educação. No Congresso Nacional, o tema é debatido em audiência pública no Senado, com o Projeto de Lei n° 2.294/2024, e na Câmara dos Deputados, com o Projeto de Lei n° 785/2024.

Fonte: http://revistaoeste.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *