O setor de transporte de cargas no Brasil enfrenta um cenário alarmante, marcado pelo aumento expressivo no número de roubos e seus impactos devastadores na economia. Dados recentes revelam que, em 2024, foram registrados mais de 10 mil casos de roubo de cargas em todo o país, o que representa uma média de 27 ocorrências diárias. Essa onda de criminalidade não apenas gera prejuízos bilionários, mas também eleva os custos logísticos e compromete a competitividade dos produtos brasileiros.
O crescimento da criminalidade tem impulsionado o mercado de seguros. De acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, os roubos de carga em 2024 causaram um prejuízo estimado de R$ 1,2 bilhão. Paralelamente, um relatório de Análise de Roubo de Cargas apontou um aumento de 24,8% nos ataques durante o primeiro semestre de 2025, evidenciando a escalada da violência e a sofisticação das quadrilhas especializadas.
Em resposta a essa crise, o governo federal tem buscado fortalecer a segurança jurídica e fiscalizatória no setor. A promulgação da Lei 14.599/23 tornou obrigatória a contratação de seguros de responsabilidade civil para transportadores, o que impactou diretamente o mercado de seguros. Nos primeiros cinco meses deste ano, a arrecadação do seguro RC-DC cresceu 8,1%, atingindo R$ 570 milhões, enquanto as indenizações subiram 12,4%, totalizando R$ 239 milhões.
Uma nova portaria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promete intensificar o combate ao roubo de cargas. A Portaria Suroc nº 27/2025, publicada em agosto, prevê a suspensão do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) para empresas que não comprovarem a contratação dos seguros exigidos. Segundo Esteves Colnago, diretor de Relações Institucionais CNseg, a medida representa “uma evolução no método de fiscalização, saindo de uma abordagem baseada em documentos físicos para um modelo digital e integrado”.
A implementação total do sistema digital de comprovação de seguros está prevista para março de 2026. A ANTT está desenvolvendo um manual técnico para integração via webservice, que permitirá o envio automático das informações de seguros pelas seguradoras. A expectativa é que essa modernização aumente a segurança e o controle sobre o transporte de cargas, beneficiando toda a cadeia logística e reduzindo os prejuízos causados pela criminalidade.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br