O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, expressou apoio inequívoco ao colega Alexandre de Moraes, em meio a debates sobre as decisões do magistrado em processos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro. A declaração foi dada durante um evento da Esfera Brasil, em Brasília, nesta terça-feira (12/08).
Mendes enfatizou que as decisões tomadas no STF são colegiadas, minimizando a ideia de que Moraes age isoladamente. “Ele é apenas o relator. Nós estamos tomando decisões colegiadas, seja no pleno [plenário], seja na [Primeira] Turma, em nome do Supremo Tribunal Federal”, afirmou o ministro, buscando dissipar possíveis interpretações sobre individualidade nas ações da Corte.
O decano do STF reiterou que não há incômodo entre os ministros em relação às decisões de Moraes, que tem atuado como relator em investigações sensíveis. Segundo Mendes, Moraes “cumpriu e cumpre um papel importantíssimo na defesa da democracia brasileira”.
“Nós o apoiamos de maneira inequívoca. Isto tem que ficar bastante claro”, concluiu Gilmar Mendes, solidificando a posição do STF em defesa da atuação de Alexandre de Moraes no contexto político atual e nas investigações em curso.
Fonte: http://vistapatria.com.br