A semana se destaca por efemérides que convidam à reflexão sobre importantes aspectos da sociedade, desde a evolução da paternidade até a defesa dos direitos humanos e o resgate de momentos cruciais da história mundial. O Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto, ganha novos contornos com a crescente valorização da paternidade ativa, enquanto o Dia Nacional dos Direitos Humanos nos lembra da constante luta por justiça e igualdade.
A celebração do Dia dos Pais, que ocorreu em 10 de agosto, transcende o apelo comercial e se firma como um momento de homenagear aqueles que se dedicam à criação dos filhos. A Agência Brasil destaca como os pais contemporâneos se adaptam à era digital, buscando equilibrar a tecnologia com a proximidade familiar. A Radioagência Nacional, por sua vez, mostra como os homens se reinventam para educar os filhos sem machismo.
O conceito de paternidade ativa ganha ainda mais destaque com o Dia Nacional de Conscientização sobre a Paternidade Responsável, em 14 de agosto. O psicólogo Alexandre Coimbra Amaral, em entrevista à Radioagência Nacional, ressalta que esse movimento nasceu das reivindicações femininas por uma divisão mais igualitária das responsabilidades parentais. A Rádio Nacional aprofundou o tema em diversos programas, explorando a importância da presença paterna na vida dos filhos.
No dia 11 de agosto, celebra-se o Dia do Advogado, em memória à criação das primeiras faculdades de Direito no Brasil, em 1827. A Agência Brasil, em reportagem de 2017, ressalta a importância da profissão para o avanço dos direitos sociais e das garantias fundamentais. O Tarde Nacional, da Rádio Nacional, aborda o mercado de trabalho para os profissionais do Direito.
O Dia Nacional dos Direitos Humanos, em 12 de agosto, reverencia a memória da líder sindical Margarida Maria Alves, assassinada em 1983. A Agência Brasil e a TV Brasil têm noticiado o aumento de casos de violação dos direitos humanos no país, com foco em grupos específicos como pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua e detentos. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) se dedica a dar voz a essas questões urgentes.
Também no dia 12 de agosto, comemora-se o Dia Internacional da Juventude, instituído pela ONU para reconhecer o papel dos jovens na sociedade. A Agência Gov destaca a importância dos jovens no campo para a manutenção e o crescimento da agricultura familiar. A Rádio Nacional aborda os desafios enfrentados pela juventude em todo o mundo.
Em 15 de agosto, relembramos os 80 anos da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial, um marco histórico que encerrou um período de grande sofrimento e destruição. A Agência Brasil e a Rádio Nacional resgatam esse momento crucial, que marcou o fim da guerra e o início de uma nova era.
Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 10 a 16 de Agosto de 2025:
Morte do sociólogo e político paulista Florestan Fernandes (30 anos)
Nascimento do político mineiro Gustavo Capanema Filho (125 anos) – foi ministro da Educação e fundador de dois órgãos de destacada atuação ao longo do Estado Novo: o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Instituto Nacional do Livro, fundados em novembro e dezembro de 1937, respectivamente.
Dia dos Pais – comemoração móvel extraoficial do Brasil, que teria sido criada em 1953 pelo publicitário brasileiro Sylvio Bhering, com o propósito de atrair anúncios de produtos que poderiam ser dados de presente, cuja celebração ocorre no segundo domingo de Agosto
Dia do Advogado – data comemorativa em memória da criação das duas primeiras faculdades de Direito do país, no ano de 1827. Nesse dia também ocorre o Dia do Pendura, comemorado por estudantes brasileiros de Direito, que vão aos restaurantes, comem e bebem e, depois, mandam “pendurar” a conta
Iniciada a construção do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos (45 anos)
Fundação da Academia Maceioense de Letras (70 anos)
Foi encontrado o maior, mais extenso e mais bem preservado espécime de Tyrannosaurus rex, o FMNH PR 2081, apelidado de “Sue” (35 anos)
Dia Internacional da Juventude – comemoração instituída pela ONU na sua resolução Nº 54/120, de 17 de dezembro de 1999
Dia Nacional dos Direitos Humanos
Dia Nacional das Artes
Nascimento do compositor, maestro e instrumentista carioca/fluminense Pedro da Cruz Salgado (135 anos) – considerado o “Rei das bandas musicais” e homenageado com uma Batuta de Prata, prêmio antes concedido apenas para os maestros Carlos Gomes e Villa-Lobos
Morte do poeta e prosador mineiro Murilo Monteiro Mendes (50 anos) – expoente do surrealismo na literatura brasileira
Criação da Estação Ecológica Angatuba, importante reserva natural do encontro do Cerrado com a Mata Atlântica (40 anos)
Fundação da Associação Portuguesa de Desportos, clube de futebol de São Paulo (105 anos)
Dia Nacional de Conscientização sobre a Paternidade Responsável
Japão aceita os termos aliados de rendição na Segunda Guerra Mundial e o Imperador lê o discurso do Rescrito Imperial do Término da Guerra (80 anos)
Morte do escritor português Eça de Queiroz (125 anos)
Dia do Profissional de Almoxarifado
*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br