Dirceu Defende Isolamento da Extrema Direita para Proteger Soberania Nacional

Em artigo recente, o ex-ministro José Dirceu defendeu que o “isolamento da extrema direita” é crucial para salvaguardar a soberania do Brasil. Segundo ele, as sanções impostas pelos Estados Unidos, liderados por Donald Trump, contam com o apoio desse grupo político, que seria “único interessado e, na verdade, coautor” das medidas. Para Dirceu, o objetivo da extrema direita seria “livrar Jair Bolsonaro do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal e da prisão definitiva”.

As declarações foram publicadas na revista *Teoria e Debate*, do Diretório do PT de São Paulo, na última sexta-feira. Dirceu argumenta que Trump defenderia a impunidade de Bolsonaro para evitar precedentes que pudessem prejudicá-lo no futuro, após deixar o cargo.

Além disso, Dirceu aponta para interesses econômicos ligados ao setor de tecnologia dos EUA como motivação para as sanções. Ele critica a resistência de Trump ao Pix brasileiro e a regulação de plataformas digitais, afirmando que as “big techs apoiam fortemente o presidente norte-americano”.

Dirceu enfatiza a importância de negociar para evitar novas sanções, mas defende uma postura proativa por parte do Brasil. “Mais do que procurar culpados pela situação, o que parece importante […] é o Brasil aproveitar a crise e não se limitar a reações defensivas”, escreveu, propondo mobilizar o país em defesa da democracia e da soberania.

O ex-ministro cita o manifesto “Unidade em Defesa do Brasil”, divulgado por diversos partidos, como exemplo de união em prol da pátria. Ele também destaca a importância do ato convocado pelo grupo suprapartidário Direitos Já! Fórum pela Democracia, marcado para setembro, como oportunidade para ampliar a união política e avançar em pautas como a reforma tributária e investimentos em infraestrutura.

Fonte: http://www.poder360.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *