A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) abrirá suas portas na próxima semana para receber a população em debates sobre temas que envolvem questões trabalhistas, arte, empreendedorismo e transporte ferroviário, além de promover homenagens a instituições e personalidades. A agenda também inclui as sessões plenárias e as reuniões das comissões temáticas e permanentes.
Na segunda-feira, 11 de agosto, às 9 horas, no Plenarinho, a bancada de oposição realizará a audiência pública “Terceirização como forma de Retirar Direitos”, destinada a discutir os efeitos dessa prática nas relações de trabalho, abordando especialmente os riscos de precarização e criando um espaço para que trabalhadores relatem experiências e apresentem propostas para garantir melhores condições laborais.
No mesmo dia, às 10 horas, o Plenário sediará o lançamento do projeto “Arte é um Bom Negócio”, fruto de uma parceria entre a Assembleia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que oferecerá oficinas, capacitações e orientações gratuitas voltadas ao empreendedorismo criativo durante o mês de setembro, incluindo homenagens a artistas do Paraná.
A iniciativa, do presidente da Comissão de Cultura, deputado Nelson Justus, do União Brasil, também prevê a apresentação de um projeto de lei para instituir oficialmente a Semana da Arte do Paraná.
Ainda na segunda-feira, às 18 horas, o médico oftalmologista Artur José Schmitt receberá o Título de Cidadania Benemérita do Estado, honraria proposta pelo presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi, do Partido Social Democrático, como forma de reconhecer sua contribuição para o fortalecimento de políticas públicas de saúde ocular e para o atendimento humanizado prestado a milhares de pacientes.
Na terça-feira, 12 de agosto, às 9 horas, o plenário será palco da comemoração dos 171 anos da Polícia Militar do Paraná, criada em 1854, no mesmo período em que ocorreu a emancipação política do Estado, e atualmente considerada uma instituição de referência na segurança pública.
O evento, promovido pelo deputado Soldado Adriano José, do Partido Progressistas, reunirá autoridades e representantes da corporação.
Na quarta-feira, 13 de agosto, às 17 horas, o Auditório Legislativo receberá a audiência pública “Melhorias na Segurança em Bairros de Alta Densidade Populacional por onde passam Linhas de Trem de Carga”, proposta pelo deputado Ney Leprevost, do União Brasil, com o objetivo de discutir medidas de prevenção e estratégias para aumentar a segurança em áreas residenciais cortadas por linhas ferroviárias utilizadas para transporte de cargas.
Encerrando a programação da semana, na sexta-feira, 15 de agosto, às 18 horas, o Plenário sediará a sessão solene em homenagem aos 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aos 26 anos da Fiocruz Paraná e aos 16 anos do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), evento proposto pela deputada Márcia Huçulak, do Partido Social Democrático, como reconhecimento à relevância dessas instituições para o avanço científico e para a promoção da saúde pública no Brasil e no Paraná
Sessão plenária
A sessão plenária de segunda-feira (11) contará com sete itens na pauta. Entre eles, o projeto de lei (PL) 154/2024, do Poder Executivo, que cria o Programa Estadual de Pagamento de Recompensas, prevendo pagamento em dinheiro a cidadãos que fornecerem informações úteis à polícia, por meio do canal 181, que contribuam para a prevenção, repressão ou solução de crimes.
Também volta, em segundo turno, o PL 426/2023, de autoria da deputada Maria Victoria (PP) e dos deputados Mabel Canto (PP), Ney Leprevost (UB), Bazana (PSD), Professor Lemos (PT), Matheus Vermelho (PP), Batatinha (MDB) e Evandro Araújo (PSD), que acrescenta dispositivos na Lei nº 19.173/2017 (Política da Criança e do Adolescente no Estado do Paraná) e amplia o número de doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho no Estado.
Começam a tramitar em Plenário o PL 495/2025, do Poder Executivo, que autoriza a doação das ações de titularidade do Paraná na sociedade Centro de Convenções de Caiobá S.A. ao município de Matinhos, para implantação de um hospital municipal; e o PL 509/2025, também do Executivo, que altera a Lei nº 20.695/2021, prorrogando o prazo para que o município de Assaí conclua a escrituração e registro da doação de imóvel destinado ao turismo rural.
Além disso, a pauta inclui a votação de projetos que concedem títulos de utilidade pública a entidades sociais, esportivas e culturais, como o PL 648/2023, do ex-deputado e atual prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício (Cidadania), que beneficia a Associação Desportiva Assaí; o PL 726/2024, do deputado Marcelo Rangel (PSD), que reconhece o Serviço de Obras Sociais de Ponta Grossa; e o PL 72/2025, do deputado Hussein Bakri (PSD), que concede título à Associação Rondonense de Badminton (Arbad), de Marechal Cândido Rondon.
Por fim, o PL 597/2024, do deputado Tercilio Turini (MDB), inclui no calendário oficial de eventos o Arraiá Londrina, realizado anualmente no segundo fim de semana de junho.
Redação final
Em redação final, serão apreciados seis projetos. O PL 273/2023, do deputado Gilberto Ribeiro (PL), institui o dia 25 de abril como o Dia do Despachante Aduaneiro no Estado do Paraná. O PL 996/2023, do deputado Batatinha (MDB), cria a Romaria Ciclística ao Santuário Nossa Senhora da Salette. O PL 310/2024, do deputado Soldado Adriano José (PP), denomina Prefeito Antonio Tavares da Mota o trecho da PR-340 que vai da cidade de Santo Inácio até Santa Inês.
O PL 648/2024, do deputado Bazana (PSD), insere no calendário turístico oficial do Estado a Festa da Leitoa Entrincheirada, realizada anualmente no último domingo de abril, no município de Juranda.
Já o PL 305/2024, dos deputados Mabel Canto (PP) e Alexandre Curi (PSD), concede desconto de 50% em eventos culturais para doadores de órgãos, tecidos e partes do corpo humano que tenham preenchido a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, Tecidos e Partes do Corpo Humano (AEDO), inserindo o inciso III ao artigo 303 do Código do Consumidor Paranaense (Lei estadual nº 22.130/2024).
O PL 488/2025, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), transforma um cargo de juiz de Direito da Comarca de Santo Antônio do Sudoeste em cargo de juiz de Direito do Foro Regional de Araucária e cria a 6ª Vara Judicial no Foro Regional de Araucária, alterando a Lei nº 14.277/2003 (Código de Organização e Divisão Judiciárias).
Transmissão
A sessão plenária da próxima segunda-feira (11) terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16 da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do YouTube do Legislativo.
Leia os assuntos quentes do Blog do Tupan:
Goioerê recebe Assembleia Itinerante pensando em recursos
Guto Silva costura com pacificação
Setembro vai ser mês decisivo para o MDB e o Republicanos
Como anda o quadro à sucessão de Ratinho Junior
Eduardo Leite vai de Ratinho Junior se ele se viabilizar
Grupo de Gleisi Hoffmann perde força no diretório nacional do PT
Entre no portal Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan, para saber o que rola fora da política
Temperaturas negativas voltam ao Paraná no fim de semana
Curitiba tem mafia de agiotas estrangeiros operando empréstimos
Jovem é preso em Colombo por matar mãe e esconder corpo em geladeira
Quer perder mais peso? Retire alimentos ultraprocessados da sua dieta
Fonte:Blog do Tupan