Após Ocupação da Mesa Diretora, Hugo Motta Avalia Punições a Deputados da Oposição

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que está analisando as imagens das câmeras de segurança da Casa para avaliar possíveis punições a parlamentares da oposição. A medida é uma resposta à ocupação da Mesa Diretora, ocorrida na última quinta-feira (7), por deputados de direita.

Durante 24 horas, os parlamentares obstruíram os trabalhos da Câmara em protesto contra o que consideram “inação” de Motta em relação a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as demandas, estavam a revisão da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro e a pauta sobre a anistia aos presos do 8 de janeiro.

Segundo fontes da Revista Oeste, a postura mais incisiva de Motta é uma cobrança de parlamentares governistas e de esquerda, que defendem que o presidente da Câmara não pode demonstrar fraqueza diante da oposição. A ação dos deputados da oposição paralisou os trabalhos da câmara.

Entre os possíveis alvos de punição, estariam os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS), Zé Trovão (PL-SC) e Marcos Pollon (PL-MS). A acusação é de que eles teriam resistido a deixar as cadeiras da Mesa, dificultando o acesso de Motta à presidência.

Motta conseguiu retomar o controle da Mesa Diretora após longa negociação mediada pelo seu antecessor, Arthur Lira (PP-AL). De acordo com informações, o líder do Partido Liberal na Câmara, Sóstenes Calvalcante (RJ), teve um papel importante nas conversas com Lira para resolver a situação.

Fonte: http://vistapatria.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *