PF Desmantela Esquema de Pirâmide Financeira com Prejuízo Milionário em Curitiba e Outras Cidades

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (7), a Operação Dumb Money, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de operar um esquema de pirâmide financeira. A ação, que cumpriu mandados em Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, investiga crimes financeiros, contra a economia popular, estelionato e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, o esquema causou um prejuízo estimado em mais de R$ 21 milhões. As investigações apontam que o grupo captava recursos de investidores, prometendo altos rendimentos no mercado financeiro, mas desviava o dinheiro para fins pessoais e para pagar investidores antigos, prática típica de pirâmides financeiras.

De acordo com as autoridades, o escritório em Curitiba era o ponto central da operação, onde o principal suspeito angariava fundos de dezenas de investidores. A PF apurou que o escritório operava sem a devida autorização dos órgãos reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central.

A investigação revelou ainda que o escritório em Curitiba era utilizado para a possível lavagem de ativos. No final de 2023, o principal suspeito fugiu do país, mas foi localizado e preso por vítimas fora do Brasil em uma ação controversa, conforme informou a Polícia Federal.

A prisão do suspeito chamou a atenção das autoridades, pois teria ocorrido a partir de crimes cometidos pelo grupo de vítimas, como falsificação de documentos, corrupção e denunciação caluniosa. A operação foi batizada de Dumb Money, termo usado no mercado financeiro para se referir a investidores mal informados que são facilmente enganados por promessas de altos retornos. A PF informou que as investigações continuam sob sigilo.

Fonte: http://massa.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *