Após ser alvo de sanções do governo dos Estados Unidos, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi visto assistindo a uma partida de futebol na Neo Química Arena, em São Paulo. O flagrante ocorreu em meio à repercussão das medidas restritivas impostas pelas autoridades americanas.
As imagens, divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta quarta-feira (30), mostram Moraes nas arquibancadas durante o jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O ministro aparentava estar sem escolta e demonstrou despreocupação em relação ao impacto das sanções em sua imagem pública.
O Departamento do Tesouro dos EUA justificou as sanções com base na Lei Global Magnitsky, acusando Moraes de envolvimento em graves violações de direitos humanos e abuso de autoridade. A medida implica o bloqueio de bens e ativos do ministro em território americano, além de proibir transações com instituições financeiras dos EUA e sua entrada no país.
“Esta ação demonstra o compromisso dos Estados Unidos em responsabilizar aqueles que abusam do poder e violam os direitos humanos”, afirmou um representante do governo americano em comunicado oficial. A medida se soma à revogação de vistos de Moraes e de outros ministros do STF, determinada na semana passada pelo então presidente Donald Trump.
As sanções ampliam as restrições impostas a Moraes, afetando seu acesso a contas bancárias e investimentos ligados a instituições norte-americanas. A presença do ministro em um evento público, logo após a divulgação das sanções, gerou debates e diferentes interpretações sobre sua atitude.
Fonte: http://www.conexaopolitica.com.br