Corrupção Atormenta o Brasil: Nova Pesquisa Aponta o Problema como Prioridade para Mais da Metade dos Brasileiros

A corrupção desponta como a principal preocupação dos brasileiros, segundo um estudo recente coordenado pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg. Divulgada nesta quinta-feira, a pesquisa revela que 54,9% dos entrevistados apontam a corrupção como o maior desafio enfrentado pelo país atualmente.

Essa percepção vem ganhando força nos últimos anos, especialmente após a revelação de escândalos como o de fraudes no INSS. O esquema, que lesou milhões de aposentados e pensionistas, expôs a atuação de fraudadores em conluio com agentes públicos, simulando associações para descontar valores indevidamente dos benefícios.

Além disso, o sentimento de corrupção no Brasil parece ter se intensificado em 2023 e 2024. Um possível gatilho para este aumento pode ser a anulação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de diversas investigações, ações e condenações da Operação Lava Jato.

Outras preocupações também foram mencionadas pelos entrevistados, ainda que em menor proporção. Criminalidade e tráfico de drogas foram citados por 41,8%, enquanto temas como extremismo, polarização política e enfraquecimento da democracia registraram 22,2% cada.

Questões econômicas, como a inflação, ocuparam a quinta posição, com 21% das menções. A pesquisa, que permitia aos participantes escolherem até três problemas, ouviu 7.334 pessoas entre 25 e 28 de julho, utilizando questionários online. A margem de erro é de um ponto percentual, com 95% de confiança.

A pesquisa Atlas/Bloomberg também avaliou a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, encontrando resultados divididos. Enquanto 50,2% dos entrevistados aprovam o governo Lula, 49,7% o desaprovam. No entanto, a avaliação negativa qualitativa é ligeiramente superior, com 48,2% considerando o governo ruim ou péssimo, contra 46,6% que o avaliam como bom ou ótimo.

Fonte: http://revistaoeste.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *