A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) instalará, no próximo dia cinco de agosto (terça-feira), a Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia, em sessão solene a ser realizada a partir das 18h, no Plenário.
O colegiado será coordenado pelo 1º secretário da Alep, deputado estadual Gugu Bueno (PSD).
Outros 30 parlamentares assinaram o requerimento para a instituição do grupo de trabalho – veja a lista completa ao fim da reportagem.
O colegiado atuará como um espaço de diálogo entre o Legislativo, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná (OAB/PR), instituições públicas e a sociedade civil. Integra o escopo de trabalho da Frente a discussão de propostas legislativas, aprimoramentos normativos e a promoção de ações para fortalecer a advocacia no Paraná, de acordo com o requerimento para a criação do colegiado, apresentado no fim de abril por Bueno.
Dados da OAB/PR revelam que o Paraná contava com 89 mil advogados inscritos na entidade em 2024.
Durante a cerimônia, proposta pela Comissão Executiva, ocorrerá a assinatura de dois termos de cooperação. O primeiro será firmado entre a Alep, a Escola do Legislativo, a OAB/PR e a Escola Superior da Advocacia.
Já o segundo, referente à matéria eleitoral, será celebrado entre a OAB/PR e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR). Há quatro proposições que devem ser discutidas pela Frente nas primeiras semanas de trabalho – as iniciativas ainda não foram protocoladas na Assembleia.
“Quando protegemos as prerrogativas dos advogados e advogadas, estamos, na verdade, defendendo o acesso à Justiça, o devido processo legal e as garantias individuais de cada cidadão paranaense. Como advogado e parlamentar, tenho clareza de que a valorização da advocacia fortalece as instituições e contribui para uma sociedade mais justa e democrática”, frisa o deputado Gugu Bueno.
“A criação da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia é um compromisso com o fortalecimento da classe e com a justiça. Queremos que cada projeto que impacte a advocacia tenha a análise e o parecer da OAB/PR antes de ser votado, porque acreditamos que a parceria com a Ordem é fundamental para garantir o equilíbrio e a segurança jurídica no Paraná”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD).
Para a 2ª secretária, deputada Maria Victoria (PP), a criação do grupo de trabalho “estabelece mais um instrumento de aperfeiçoamento das leis e da atuação da Assembleia Legislativa, além de ampliar o acesso à justiça em todo o Paraná”. “Fortalecer a atuação dos advogados e advogadas é garantir que cada cidadão tenha seu direito assegurado.”
O requerimento para a criação da Frente Parlamentar também foi assinado pelos seguintes deputados: Gilson de Souza (PL), Requião Filho (PDT), Gilberto Ribeiro (PL), Hussein Bakri (PSD), Cloara Pinheiro (PSD), Goura (PDT), Alexandre Curi (PSD), Maria Victoria (PP), Renato Freitas (PT), Adão Litro (PSD), Márcia Huçulak (PSD), Ana Júlia (PT), Cobra Repórter (PSD), Alisson Wandscheer (SD), Evandro Araújo (PSD), Artagão Júnior (PSD), Flávia Francischini (UB), Professor Lemos (PT), Mabel Canto (PP), Arilson Chiorato (PT), Bazana (PSD), Dr. Leônidas (CDN), Paulo Gomes (PP), Ney Leprevost (UB), Delegado Tito Barichello (UB), Luiz Fernando Guerra (UB), Soldado Adriano José (PP), Anibelli Neto (MDB), Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Luis Raimundo Corti (PSB).
Leia também no Blog do Tupan:
Por que 70% dos curitibanos não gostam de Rafael Greca?
Protesto pela liberdade de expressão rola em Curitiba
Prefeitura de Curitiba e governo dão acesso ao sonho da casa própria
Paulo Martins puxa orelha de Lula
Leia notícias do portal parceiro Jornal Paraná:
Bandido mata a mãe e some com a filha
Cientistas descobrem código secreto no DNA
Fonte:Blog do Tupan