A resposta é simples, mas precisa ser dita, o ex-prefeito é responsável pela instalação da indústria da multa que tantos problemas deu para os motoristas curitibanos: uma das primeiras coisas que Eduardo Pimentel (PSD) fez após subir a rampa do Palácio 29 de Março ao lado de Paulo Martins (hoje no Novo, mas na época no PL) foi acabar com os radares pegadinhas da administração do ex-prefeito Rafael Greca (PSD) para engordar as contas da Secretaria de Trânsito de Curitiba.
A medida adotada foi simples, Eduardo Pimentel sinalizou tudo que estava escondido para parar com as multas para os pais e mães dos curitibinhas e adotou até faixa luminosas nos postes, a partir daí, não houve mais desculpas.
O resultado não poderia ter sido outro, o número de infrações de trânsito registradas pela fiscalização eletrônica (radares) em Curitiba caiu quase 20% nos primeiros cinco meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2024 da gestão de Rafael Greca.
O levantamento da Superintendência de Trânsito de Curitiba, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, mostra que no período de janeiro a maio de 2024 houve o registro de 474.158 infrações, o que equivale a um quarto da população da capital em apenas cinco meses.
Já em 2025, já na era Eduardo Pimentel, no mesmo período, foram contabilizadas 384.006 autuações, uma redução de 19,01%.
Entre as infrações que apresentaram reduções significativas, destaque para a queda de 36,98% das autuações registradas por excesso de velocidade superior a máxima permitida em mais de 50%, que em 2024 gerou 92.766 multas, enquanto que em 2025 esse número caiu para 58.464.
As infrações referentes a deixar de conservar o veículo na faixa destinada a ele pela sinalização regulamentar caíram 38,07% entre os meses de janeiro e maio deste ano, com o registro de 55.699 autuações, enquanto que em 2024 foram notificados 89.944 motoristas pela prática dessa infração de trânsito no mesmo intervalo de tempo.
Uma amostragem preliminar realizada pela Superintendência de Trânsito nos 23 primeiros radares sinalizados no município até março demonstra que o mês de maio de 2025 foi o que apresentou a maior redução das infrações de trânsito neste ano, com uma queda de quase 30% nos pontos analisados.
Em maio do ano passado o número de infrações alcançou a marca de 90.707. Já em maio deste ano foram registradas 63.767 autuações, uma queda de 29,70%.
Leia também no Blog do Tupan:
Eleição do PT Paraná teve morto votando
Marcelo Belinati pode ser a cara metade de Alvaro Dias em 2026?
Paulo Martins já é do Novo
Rafael Greca torce o nariz para Alexandre Curi
Leia notícias gerais no parceiro Jornal Paraná
Droga do peladão circula em Curitiba?
Programa Pedala Curitiba tem edição especial no domingo
Fonte:Blog do Tupan