O Rio de Janeiro se prepara para um último adeus à cantora e empresária Preta Gil, falecida no último domingo aos 50 anos. Após um velório aberto ao público no Theatro Municipal, um cortejo especial percorrerá as ruas do Centro da cidade, prestando homenagem à artista que marcou o carnaval carioca.
O cortejo, que acontecerá nesta sexta-feira (25), seguirá em um carro do Corpo de Bombeiros pelas vias que agora formam o Circuito de Carnaval de Rua Preta Gil, criado pela Prefeitura do Rio em memória da cantora. A homenagem reconhece a importância de Preta Gil, cujo Bloco da Preta arrastou multidões de até 750 mil pessoas no Centro da cidade. Após o trajeto, o corpo será levado ao Cemitério da Penitência, no Caju, para o sepultamento.
A Prefeitura do Rio detalhou o esquema especial de trânsito para facilitar a participação dos fãs e admiradores. “Para facilitar a participação dos fãs, as ruas no entorno do local serão interditadas ao trânsito, com proibição de estacionamento em vigor, a partir das 19h desta quinta-feira(24)”, informou o Centro de Operações da Prefeitura.
O velório, aberto ao público, será realizado das 9h às 13h no Theatro Municipal. Logo após, o cortejo terá início, seguindo um percurso previamente definido que inclui a Rua Araújo Porto Alegre, a Avenida Presidente Antônio Carlos e a Avenida Presidente Vargas, entre outras vias importantes do Centro.
Preta Gil lutava contra recidivas de um câncer no intestino, diagnosticado em 2023. A artista estava nos Estados Unidos em busca de um tratamento experimental quando faleceu, deixando um legado de alegria e representatividade na cultura brasileira.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br