Zanin Suspende Prisão e Prefeito de Palmas Retorna ao Cargo Após Afastamento

O prefeito de Palmas, José Eduardo de Siqueira Campos (Podemos), reassumiu seu cargo nesta quinta-feira (17.jul.2025) após decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Zanin também revogou a prisão domiciliar do gestor, que havia sido decretada em decorrência de uma investigação da Polícia Federal.

A decisão do ministro ocorre após Campos ser preso em 27 de junho, durante uma operação da PF que apura um suposto esquema de vazamento de informações sigilosas de investigações em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A defesa do prefeito argumentou que as acusações não estão relacionadas ao exercício de sua função, o que foi acatado por Zanin.

Em sua decisão, Zanin enfatizou o caráter excepcional do afastamento de titulares de cargos eletivos, “porquanto vinculados à forma de provimento constitucionalmente protegida, como expressão da soberania popular”. O ministro considerou que o afastamento não era mais necessário para afastar riscos à investigação ou à ordem pública, alinhando-se à visão do Ministério Público.

Após a decisão, Campos publicou um vídeo em seu perfil no Instagram comemorando o retorno ao cargo. “Querido povo de Palmas, eu estou sentado, novamente, na cadeira que Deus e vocês me colocaram”, declarou o prefeito, afirmando que retorna com “muito mais determinação” e com a consciência tranquila.

Campos havia sido preso no Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins e, posteriormente, sofreu um infarto agudo em 8 de julho, sendo levado ao Hospital Geral de Palmas (HGP). O incidente de saúde motivou o STF a autorizar a prisão domiciliar, que agora foi totalmente revogada com a decisão de Zanin.

Fonte: http://www.poder360.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *