Recife Sedia Encontro Inédito da SBPC com Foco em Gênero e Desigualdades

A cidade de Recife se prepara para receber a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), um evento que promete agitar o cenário científico nacional e internacional. A partir do próximo domingo (13) e até o sábado (19), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no campus Dois Irmãos, será palco de mais de 200 atividades gratuitas e abertas ao público de todas as idades.

Sob o tema “Progresso é ciência em todos os territórios”, a edição deste ano se destaca pela inclusão de temas urgentes e relevantes para a sociedade brasileira. Entre os destaques, a reunião inédita da SBPC Mulher, um espaço dedicado ao debate sobre o papel das mulheres na ciência e na redução das desigualdades. Além disso, o evento contará com atividades voltadas para crianças de um a seis anos, consolidando a SBPC como um evento para toda a família.

A coordenadora-geral do evento, a cientista Cláudia Linhares, ressalta que a SBPC 2025 busca abordar a diversidade brasileira em sua totalidade, com atenção especial aos desafios enfrentados em diferentes territórios. “Trataremos das desigualdades que vão desde o financiamento da ciência e da educação até às desigualdades sérias, tais como a fome, a violência, temas que perpassam as ciências da saúde, as exatas e as humanas”, afirma Linhares.

A SBPC Mulher surge como um marco nesta edição, promovendo o diálogo sobre a equidade de gênero, a maternidade, a inclusão de pessoas com deficiência, o envelhecimento e a qualidade de vida. “Vamos discutir não só a questão da mulher, mas a situação do gênero na sociedade e na ciência”, explica a coordenadora-geral, destacando a importância de estratégias para a implementação de políticas públicas de equidade.

Para os mais jovens, a SBPC Jovem oferecerá um planetário, oficinas e uma feira de ciências com temas como alimentos ultraprocessados, mudanças climáticas e inteligência artificial. As crianças também terão um espaço especial com contação de histórias, brincadeiras cantadas e confecção de brinquedos, tudo para despertar o interesse pela ciência desde a infância. “Vamos ter esse espaço para que seja o primeiro contato com a ciência, para que seja prazeroso e que a criança descubra, com esse olhar de cientista, os fenômenos”, complementa Linhares.

A programação diversificada inclui ainda minicursos sobre temas como a primatologia da caatinga, poluição do ar, transição energética, hidrogênio verde, compostagem doméstica e cosmovisão indígena. Cláudia Linhares reforça o convite para que todos aproveitem a SBPC como uma “boa colônia de férias”, com a garantia de que os temas serão abordados em linguagem acessível para todos os públicos. A abertura oficial do evento contará com a presença da ministra da Ciência e Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A expectativa é de que a 77ª Reunião Anual da SBPC reúna cerca de 20 mil pessoas.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *