O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) soou o alarme neste domingo (29), emitindo alertas laranja para sete estados brasileiros devido à iminente onda de frio. Paralelamente, ventos costeiros intensos ameaçam a região sul, exigindo atenção redobrada da população.
O alerta laranja, o segundo mais grave na escala do Inmet, indica situação de perigo, com previsão de declínio acentuado nas temperaturas. A onda de frio, com potencial para derrubar os termômetros em mais de 5°C, deve impactar Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Rondônia.
Além da queda de temperatura, o Inmet também emitiu um alerta de ventos costeiros fortes, válido até a madrugada de segunda-feira (30). A previsão aponta para grande movimentação de dunas de areia sobre construções da orla, afetando áreas como a Grande Florianópolis, a Região Metropolitana de Porto Alegre e o litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A previsão do tempo ainda indica que chuvas intensas devem persistir no sul do país até segunda-feira (30). “A formação de um novo sistema frontal neste domingo reforçará as instabilidades sobre grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com acumulados podendo exceder os 100 milímetros”, informou o Inmet.
Embora a intensidade das chuvas tenda a diminuir no Rio Grande do Sul a partir de segunda-feira, a instabilidade persistirá em áreas do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O Inmet adverte que novas instabilidades poderão atingir o Rio Grande do Sul já entre terça (1º) e quarta-feira (2), exigindo monitoramento contínuo da situação.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br