Datafolha: Desconfiança Atinge Cúpula do Poder; STF e Congresso Lideram Ranking da Vergonha

Uma pesquisa Datafolha recém-divulgada revela um cenário preocupante no Brasil: a crescente desconfiança da população em relação às instituições e figuras de poder. O levantamento, realizado em junho de 2025, aponta que a maioria dos brasileiros sente vergonha de representantes dos Três Poderes, com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional no topo da lista.

Os números são expressivos. De acordo com a pesquisa, 58% dos entrevistados declararam sentir vergonha dos ministros do STF e dos deputados federais. O índice é similar para os senadores, atingindo 59%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também figura na pesquisa, com 56% da população expressando vergonha em relação ao chefe do Executivo, contrastando com 40% que declararam sentir orgulho.

A pesquisa Datafolha, que ouviu 2.004 pessoas em 136 municípios, nos dias 10 e 11 de junho, revela que a rejeição ao STF varia significativamente conforme o posicionamento político dos entrevistados. Entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, a vergonha da Corte atinge 82%, enquanto o orgulho é manifestado por apenas 12%. Em contrapartida, entre os eleitores de Lula, 52% se dizem orgulhosos dos ministros do STF, e 36% expressam vergonha.

A pesquisa também revela que a avaliação do governo federal influencia na percepção sobre o STF. “Aqueles que consideram a gestão Lula ‘ótima ou boa’ tendem a ver o STF de forma mais positiva: neste caso, 57% se declararam ‘orgulhosos’ da Corte”, aponta o levantamento. Já entre os que avaliam o governo petista como “ruim ou péssimo”, o orgulho do STF cai para apenas 10%.

Enquanto a vergonha predomina em relação ao STF e ao Congresso, outras instituições e cargos públicos despertam mais orgulho do que decepção. Prefeitos, o povo brasileiro, governadores e as Forças Armadas lideram a lista dos mais admirados, indicando uma possível cisão entre a percepção da população sobre o poder central e o poder local. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Fonte: http://www.poder360.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *