A Prefeitura de Taboão da Serra, cidade da Grande São Paulo, gerou controvérsia ao designar um homem para liderar, ainda que interinamente, a recém-criada Secretaria Municipal da Mulher (SMM). Waines Moreira Alves, conhecido como Professor Moreira, assumiu o cargo na última segunda-feira, 26, levantando debates sobre a representatividade feminina na gestão pública.
Moreira já estava à frente da antiga Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania desde o início da gestão do prefeito Engenheiro Daniel (União). Com a divisão da pasta, ele acumulou a responsabilidade de responder também pela SMM, além de permanecer na Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. Essa decisão inicial gerou críticas e um movimento pedindo sua substituição.
A criação da secretaria ocorreu por meio de uma lei sancionada em fevereiro deste ano. A ausência de uma titular definida até então já era notável, mas a nomeação de um homem para o cargo interino intensificou o debate público sobre a prioridade da administração municipal em relação às políticas para mulheres.
A prefeitura, em nota à *Folha de S.Paulo*, esclareceu que a designação de Moreira é provisória, enquanto a titularidade da secretaria está “em definição pela administração”. Contudo, a repercussão negativa da nomeação interina parece ter influenciado uma mudança de planos.
Após a crescente pressão, o prefeito teria decidido nomear a advogada Thais de Almeida Miana como a primeira secretária da Mulher do município, segundo informações do site local O Verbo. Thais, que já atuava como secretária-adjunta de Saúde, possui experiência em gestão pública e captação de recursos, buscando agora trazer uma nova perspectiva para a pasta.
Fonte: http://revistaoeste.com