O Vulcão Kilauea, um dos mais ativos do mundo, voltou a entrar em erupção no Havaí no último domingo (25). O Observatório de Vulcões Havaianos registrou o fenômeno, informando que impressionantes fontes de lava alcançaram alturas de até 300 metros, um espetáculo da natureza que tem atraído a atenção global.
Este é o 23º episódio eruptivo desde o início da atual fase de atividade do Kilauea, que começou em dezembro de 2024. As imagens da erupção, amplamente divulgadas nas redes sociais, mostram a força da natureza em ação. O Observatório de Vulcões do Havaí continua monitorando a situação de perto.
A atividade vulcânica do Kilauea tem sido caracterizada por episódios intermitentes, com duração variável de 13 horas a 8 dias. A intensidade também tem oscilado ao longo dos meses, mas o monitoramento constante por agências geológicas norte-americanas garante a segurança da população local.
“O monitoramento contínuo é essencial para garantir a segurança da população local”, afirma o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O Observatório de Vulcões do Havaí reforça que o comportamento do Kilauea é imprevisível, exigindo atenção redobrada das autoridades ambientais e de defesa civil.
Reconhecido como um dos vulcões mais ativos do planeta, o Kilauea é monitorado 24 horas por dia. Suas erupções passadas já afetaram comunidades próximas e redes de infraestrutura. A vigilância constante busca mitigar os riscos e garantir a segurança da população diante da imprevisibilidade da natureza.
Fonte: http://massa.com.br