Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), formalizou sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) neste domingo. A inscrição da chapa de Xaud o coloca como o único postulante ao cargo, em eleição agendada para 25 de maio.
A candidatura de Xaud ganhou força ao reunir o apoio de 25 federações estaduais e 10 clubes, tornando inviável a participação de Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista de Futebol. De acordo com as normas da CBF, é imprescindível o respaldo de pelo menos oito federações para validar uma candidatura.
Entre as federações, apenas São Paulo e Mato Grosso não manifestaram apoio à chapa de Xaud. Clubes como Vasco, Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Remo e outros formalizaram seu suporte. A eleição surge em um momento de turbulência, após o afastamento do ex-presidente Ednaldo Rodrigues por decisão judicial.
Ronaldo Fenômeno, durante o Grande Prêmio da Emilia-Romagna de Fórmula 1, criticou o sistema eleitoral da CBF. “Enquanto o estatuto da CBF for esse, em que o poder fica na mão dos 27 presidentes de federações, essa palhaçada vai continuar”, declarou à TV Bandeirantes, questionando a possibilidade de reformas no futebol brasileiro.
A chapa liderada por Samir Xaud divulgou um comunicado, prometendo uma gestão focada em “Transparência, Inclusão e Modernização”. O grupo se compromete a ampliar os investimentos no desenvolvimento do futebol em todas as regiões do país, fortalecendo clubes, federações e o futebol de base.
Fonte: http://revistaoeste.com