INSS: Quase 500 Mil Segurados Contestam Descontos Indevidos no Primeiro Dia

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) correram para contestar descontos considerados indevidos. Logo no primeiro dia, 473,9 mil segurados formalizaram reclamações através dos canais oficiais da autarquia, buscando a devolução dos valores descontados nos últimos anos.

Os pedidos de ressarcimento podem ser feitos de forma simples e acessível através do aplicativo Meu INSS, pelo site oficial do INSS ou ligando para o número 135. Essa facilidade visa garantir que todos os segurados tenham a oportunidade de verificar e, se necessário, contestar cobranças que não reconhecem.

De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, foram registrados 480.660 procedimentos de análise de descontos. Destes, impressionantes 98,6% dos segurados (473.940 pessoas) declararam não reconhecer as cobranças de mensalidades por entidades associativas.

Waller Júnior explicou que 41 entidades associativas estão sendo investigadas. “Estamos encaminhando para 41 entidades para que, em 15 dias úteis, elas informem o vínculo, documentação que comprove o vínculo ou realizem o pagamento [do desconto não autorizado].”, afirmou.

O INSS notificou cerca de 9 milhões de segurados sobre esses descontos. Através do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no aplicativo Meu INSS, é possível identificar a entidade responsável pelo desconto.

É importante ressaltar o alerta do presidente do INSS: “A forma de entrada desse pedido é pelo aplicativo Meu INSS, central 135 ou pelo site da Previdência, no Meu INSS. Não há nenhuma outra forma de contato. A central de atendimento 135 não liga para ninguém”. A autarquia reforça que os segurados não devem fornecer informações pessoais ou clicar em links suspeitos.

Os segurados não precisam se apressar, pois não há prazo limite para contestar os descontos. “Todos serão ressarcidos no menor tempo possível. Não precisa correr, gente não vai fechar o sistema de um hora para outra”, garantiu Waller Júnior.

As associações contestadas terão 15 dias úteis para apresentar a documentação que comprove a autorização para os descontos. Caso a documentação não seja comprovada, a entidade deverá ressarcir o valor descontado ao Tesouro Nacional, que por sua vez, fará o reembolso ao segurado.

O INSS já dispõe de R$ 1 bilhão apreendidos de contas de entidades envolvidas em fraudes. A Advocacia Geral da União (AGU) solicitou o bloqueio de mais R$ 2,5 bilhões para garantir o ressarcimento dos segurados lesados.

Apesar do grande volume de contestações online (93,7% dos casos), o INSS não descarta a possibilidade de ampliar o atendimento presencial no futuro. O objetivo é garantir que todos os segurados, inclusive aqueles com dificuldades de acesso à internet, possam contestar os descontos indevidos.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br

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