Zoo de Cascavel conta com três novos moradores

O Zoológico Municipal de Cascavel recebeu três novos moradores, todos resgatados por órgãos de proteção ambiental em situação de risco.
Foto: O Paraná – Jornal de Fato
Foto: O Paraná – Jornal de Fato

O Zoológico Municipal de Cascavel abriga mais de 350 animais de 72 espécies e atua com responsabilidade na proteção, no cuidado e na conservação da fauna silvestre. E agora em 2026 contará com três novos moradores na área de visitação.

Todos foram resgatados por órgãos de proteção ambiental em situação de risco e encaminhados para os cuidados do Zoo. Entre eles está um filhote de veado-catingueiro, macho com 4,04kg, espécie nativa da fauna brasileira, que foi resgatado após ser encontrado junto à mãe, morta em decorrência da ação humana.

Outro novo hóspede é o filhote de graxaim-do-campo, macho com 2,78kg, encontrado na região de Umuarama. O animal foi atendido no Cetras (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres), onde recebeu os cuidados necessários, e, após alta veterinária, foi encaminhado ao Zoo de Cascavel, passando a integrar o plantel da instituição.

A preservação da fauna brasileira é fundamental para a manutenção do equilíbrio ambiental, e o resgate de animais silvestres pelos órgãos ambientais, como Ibama e IAT (Instituto Água e Terra), entre outros, vítimas da ação humana, é uma das principais formas de garantir a sobrevivência dessas espécies.