A programação da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa no Verão Maior Paraná conta com atividades de trancistas, pintura corporal afro e grafismo indígena, além de oficinas com artesãos de diferentes regiões do Estado. A presença da Secretaria reforça o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas que valorizam a diversidade e promovem a inclusão social.
A trancista Mayqueline Ketlyn Gomes Alves explica que qualquer pessoa pode fazer uma trança no cabelo, desde que, se for menor de idade, tenha a permissão dos pais. Serão oferecidos quatro modelos de tranças: trança raiz lateral, trança raiz no topo e trança boxeadora.
Além das atividades culturais, estão disponíveis diariamente jogos com conteúdos pedagógicos sobre povos e comunidades tradicionais e igualdade racial. Durante todo o Verão Maior, haverá a distribuição de materiais de divulgação dos canais de atendimento à população, como o Disque Idoso, e orientações sobre o enfrentamento ao assédio e à violência contra as mulheres.
Durante todo o mês de janeiro, haverá no espaço da Secretaria uma variedade de oficinas com artesãos paranaenses, onde os veranistas terão a oportunidade de aprender a produzir biojoias, jogos de tecido e eco-brinquedos.