Instituições chegaram no dia 14 de junho na China –
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está na China. Representada pelo reitor, professor Miguel Sanches Neto, a instituição integra a comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que está em agendas voltadas à internacionalização e à construção de novas parcerias acadêmicas. O grupo, que conta com reitores e representantes de 26 instituições brasileiras, chegou ao país em 14 de junho, e já esteve em Pequim e Xangai. A comitiva parte agora para Shenzen, Macau e Hong Kong, com atividades até final de junho.
Os primeiros dias na China foram marcados por encontros estratégicos. “Na primeira fase da viagem, estivemos em órgãos de gestão do ensino superior da China, conhecendo o sistema que vem atraindo cada vez mais estudantes internacionais. O ensino superior focado nas demandas nacionais tem sido revolucionário, pois impacta diretamente na sociedade”, descreve o reitor Miguel. O grupo visitou as principais universidades de Pequim e Xangai, com assinatura de um memorando de intenções com a universidade Jio Tong – nesta atividade, a UEPG representou a Abruem. “Do ponto de vista da missão da Universidade, estamos entendendo a modernização de currículos e a relação ativa entre educação-indústria-empresa”, acentua Sanches Neto.
Nos primeiros dias, a comitiva ainda esteve na Embaixada do Brasil em Pequim, com visita ao Embaixador Marcos Bezerra Abbott Galvão, com o objetivo de articular apoio com instituições chinesas. O grupo seguiu para o Center for Language Education and Cooperation, para debater sobre parcerias para o ensino de português e mandarim, entre as universidades brasileiras e chinesas. Na mesma agenda, houve discução sobre ações de internacionalização entre os países, no China Education Association for International Exchange.
Ainda em Xangai, a comitiva assinou um memorando com o Grupo Geely, um dos maiores conglomerados automotivos e de tecnologia do mundo e que atua com a Renault de Curitiba. Em Pequim, a agenda foi marcada pela visita à Universidade Aeronáutica e Astronáutica de Pequim, com atividades no Centro Público de Inovação em Micro e Nanotecnologia Inteligentes. O reitor da UEPG destaca o debate sobre como a Inteligência Artificial está impactando o ensino superior. “Ainda, temos oportunidades de parcerias nas áreas de mandarim para brasileiros e português para chineses; engenharias em geral, com especial atenção à engenharia de materiais; e hospitais e área da saúde”, completa.
Nesta segunda-feira (22), o grupo realizou uma visita à BYD, multinacional chinesa, fabricante de veículos elétricos e híbridos do mundo. As agendas seguem até 28 de junho.
GALERIA DE FOTOS
Com informações de Assessoria de Imprensa.
Leia o resumo da notícia
– A Universidade Estadual de Ponta Grossa integra uma missão internacional da Abruem na China, liderada pelo reitor Miguel Sanches Neto, com o objetivo de ampliar a internacionalização e firmar novas parcerias acadêmicas com universidades e instituições chinesas.
– A comitiva visitou cidades como Pequim e Xangai, participou de reuniões com órgãos de educação superior, assinou memorandos de cooperação — incluindo com a universidade Jio Tong — e discutiu temas como modernização curricular, inteligência artificial e integração entre universidade, indústria e empresas.
– A agenda inclui ainda encontros com empresas como a Geely e a BYD, além de debates sobre cooperação em áreas como engenharia, saúde e ensino de idiomas (português e mandarim), com atividades previstas até o fim de junho em cidades como Shenzhen, Macau e Hong Kong.
Fonte:A Rede PG