O ex-presidente dos EUA anunciou a imposição de uma tarifa global de 10% sobre importações, usando a Seção 122 da Lei de Comércio. A medida foi divulgada após a Suprema Corte do país derrubar tarifas anteriores aplicadas sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA), que não permite o uso de tributos sem autorização clara do Congresso.
A nova tarifa entrará em vigor em três dias e permanecera válida por até cinco meses, período em que o governo trabalhara na reorganização de sua política tarifária. Trump afirmou que a decisão judicial não impede a aplicação de tarifas e que agora o governo poderá cobrar valores mais altos.
Durante coletiva de imprensa, o ex-presidente criticou a Suprema Corte por sua decisão, chamando-a de ‘influenciada por interesses estrangeiros’ e descrevendo seu comportamento como ‘tola e subserviente’. Ele ressaltou que as tarifas sobre fentanil e as impostas sob as seções 232 e 301 da lei continuarão em vigor, enquanto novas investigações sob a Seção 301 seram iniciadas.
A tarifa global se aplicara além das tarifas normais já cobradas, segundo o ex-presidente, que destacou não precisar de aprovação do Congresso para adotá-las. A nova medida foi apresentada como uma ‘direção mais forte’, aproveitando o formato indicado pelo tribunal como caminho legal alternativo.