Curitiba deve ampliar sua rede de áreas verdes em 2026 com a inauguração de três novos parques nos bairros Cachoeira, Pinheirinho e Santa Cândida. Novos parques em Curitiba absorvem enchentes e funcionam como áreas de lazer. Com os novos parques, Curitiba chegará a marca de 56 parques.
No bairro Cachoeira, o futuro Parque Manacá – Santuário das Borboletas Margarita Pericás Sansone terá cerca de 230 mil metros quadrados e reunirá diversidade de fauna e flora. O novo parque de Curitiba homenageia Margarita Sansone e também vai abrigar a sede da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.
Já no Pinheirinho, a comunidade vai ganhar o Parque África, que vai incorporar a atual Praça Zumbi dos Palmares e terá aproximadamente 70 mil metros quadrados. O investimento da Prefeitura nesta primeira etapa é estimado em R$ 5 milhões.
No Santa Cândida, uma das maiores obras recentes de macrodrenagem da cidade está transformando a região do Rio Atuba, afluente do Rio Iguaçu, historicamente afetada por alagamentos. Além de reduzir o risco de enchentes, a intervenção vai garantir um novo parque linear para a cidade.